Casa de Portugal em Campinas

Casa de Portugal em CampinasO criador da Casa de Portugal em Campinas não foi um português, mas um jornalista cujos laços com a comunidade o fizeram idealizar este ponto de encontro, para que os portugueses se sentissem um pouco mais perto de sua terra natal.

Luso Ventura estabeleceu então em 1958 o ponto de partida reunindo vários portugueses para adquirir um velho casarão à Rua Ferreira Penteado.

 

Em 1970, deu-se início à grandiosa obra. De tijolo em tijolo, o Palácio Luso Brasileiro começou a surgir com muita sobriedade, impondo toda a sua história diante deste povo irmão que chorava Portugal.

Ali, nos encontros, o saudosismo era evidenciado nos fados, no vinho do Porto e nos famosos pratos típicos portugueses. O Fado, hino obrigatório do folclore português era tocado insistentemente atendendo aos apelos saudosistas ou aos alegres temas de danças.

Num tablado no fundo do quintal, iniciou-se propriamente a construção da nova sede, com constantes reuniões de brasileiros e portugueses e com constantes festas no casarão.

Hoje, a Casa de Portugal representa para Campinas uma realidade e também uma forma de ensinar o povo a amar e sentir saudades da terra onde nasceu.

Casa de Portugal em Campinas
Endereço: Rua Ferreira Penteado, 1349 - Cidade Campinas - SP
Telefone: (19) 3252-5752



  Sobre o EncontraCampinas
Fale com EncontraCampinas
Anuncie no EncontraCampinas
Cadastre sua Empresa no EncontraCampinas (grátis)



Termos EncontraCampinas | Privacidade EncontraCampinas
Bandeira de Campinas