Campinas: Sanasa, empresa destaque e alvo de investigações do Ministério Público

Quatrocentos e sessenta e dois milhões de reais. Isso é o montante de dinheiro arrecadado pela Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (S/A) da cidade Campinas em 2010. Segundo o presidente da empresa, Lauro Péricles, o lucro líquido foi de R$ 56 milhões. A empresa ostenta uma “carteira” de 280 mil clientes.Sozinha, a Sanasa tem orçamento maior do que muitas cidades da região. É quase a metade do orçamento de Piracicaba.

Mas a grandeza da Sanasa não é notícia ultimamente apenas pelos investimentos. De acordo com o Ministério Público uma parte do dinheiro da empresa foi parar nas mãos de poucos beneficiados. Um grupo que fraudava licitações para desviar dinheiro público.

O esquema veio à tona em maio e quem contou tudo foi o ex-presidente da Sanasa, Luiz de Aquino. Segundo ele, muitos contratos foram fechados com o pagamento de propina. Quinze milhões de reais podem ter sido desviados.



Esse dinheiro poderia ter ajudado famílias que vivem em bairro sem saneamento ou água encanada, como no Parque dos Pomares. O esgoto é jogado no meio da rua. O comerciante Mauro Domingo confessa que não tem como fazer diferente, já que não há saneamento. A dona de casa Cláudia Souza lembra que na casa dela será necessário construir outra fossa.

Mas a Sanasa também tem feito obras importantes. No residencial Padre Josino, por exemplo, o esgoto no bairro melhorou a vida de quem reside lá. Os moradores tinham problemas com ratos, mas agora a situação melhorou.

Outro Lado
O presidente da Sanasa, Lauro Péricles, disse que o Parque dos Pomares deve ter rede de esgoto até o fim do ano que vem. O bairro fica perto do córrego Tanquinho. Com isso, o esgoto jogado na rua vai parar no córrego, que inclusive, é onde existe uma das captações da Sanasa.

Fonte: EpCampinas





Deixe seu comentário