Campinas: Secretaria quer vacinar 200 mil contra a gripe entre abril e maio

A Secretaria Municipal de Saúde pretende vacinar 200 mil pessoas na Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe em 2011. A imunização começa dia 25 de abril e vai até 13 de maio. Além dos cidadãos com mais de 60 anos, vão ser vacinados profissionais de saúde, portadores de doenças crônicas e crianças de seis meses a menores de dois anos, grávidas em qualquer período gestacional e indígenas.As doses vão estar disponíveis em todos os Centros de Saúde (CSs), no horário de funcionamento de cada unidade. No dia 30 de março, em Campinas, serão mobilizados mais de 1,1 mil servidores em 230 postos de vacinação, fixos e volantes, incluindo os CSs que estarão abertos das 8h às 17h.



A dose contra a gripe oferece proteção contra os três sorotipos da gripe que estão em circulação. Desta forma, a vacina deste ano contém anticorpos contra H1N1 e contra um vírus do tipo A e um do tipo B. Durante a estratégia, também serão oferecidas doses contra a difteria e o tétano, para idosos ainda não vacinados ou com esquema vacinal incompleto; e contra pneumococo, para grupos de risco elevado.A Secretaria de Saúde informa que as pessoas acamadas incluídas nos grupos contemplados na campanha serão vacinadas no próprio domicílio. As famílias devem procurar o Centro de Saúde mais próximo da residência do doente para informar sobre pessoas ainda não cadastradas. Também serão contemplados nesta estratégia de vacinação em domicílio, os idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência.Segundo a enfermeira sanitarista Maria do Carmo Ferreira, a dose contra a gripe é segura e a vacinação dos grupos prioritários é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a mais efetiva estratégia de prevenção contra a doença, suas complicações e óbitos.
SERVIÇO
Quem será vacinado
Toda a população de 60 anos ou mais, toda a população indígena (acima de 6 meses de vida), crianças com idade entre seis meses e dois anos, gestantes e profissionais de saúde.

Contraindicações
Não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico primeiro.

Com informações da Prefeitura de Campinas e Ministério da Saúde.

Fonte: EpCampinas





Deixe seu comentário