Falta de ciclovia é alvo de reclamações em Campinas

Ciclistas de Campinas reclamam da falta de segurança e de infraestrutura para quem usa o meio de transporte na cidade.

Segundo Gilberto Topinel, morador do bairro Jardim Garcia, existem muitos trechos ruins e perigosos para os ciclistas do bairro. Ele também alerta que, além de ciclovias e ciclofaixas, é preciso construir bicicletários. “Hoje a bicicleta é um meio de transporte não motorizado utilizado por muitas pessoas para trabalhar, e é preciso mais valorização deste meio.”

Para o metalúrgico Almir Marcelli, morador do Parque Santa Bárbara, a cidade precisa de uma ciclovia. “O pedestre anda na calçada, o carro, na rua. E a bicicleta?”, pergunta. Ele também enfatiza que é preciso melhorar a educação no trânsito.



A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) informou que, atualmente, Campinas tem 19,7 km de ciclovias (vias para bicicletas) e ciclofaixas (faixas da própria via reservadas para o tráfego de bicicletas, sem separação física). Além disso, há projeto para a implantação de mais 48,5 km de ciclovias e ciclofaixas em várias regiões da cidade. Os distritos do Campo Grande, Ouro Verde e de Sousas são alguns dos locais que devem ser contemplados.

Dentro dos 48 km, 12 km estão previstos no Plano Cicloviário de Barão Geraldo, elaborado pelas secretarias de Planejamento e de Meio Ambiente.

A Emdec ainda estuda a criação de ciclovias e ciclofaixas no Parque Linear Anhumas, no Parque Linear Capivari e na Marginal do Piçarrão.

A empresa já tem quatro pontos de bicicletários na cidade e planeja a construção de um no Terminal Barão Geraldo.

Fonte: Todo Dia





Deixe seu comentário