IAC Campinas

O Instituto Agronômico (IAC Campinas) é instituto de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e tem sua sede no município de Campinas. Foi fundado em 1887 pelo Imperador D. Pedro II, tendo recebido a denominação de Estação Agronômica de Campinas.

Em 1892 passou para a administração do Governo do Estado de São Paulo.

IAC Campinas

Sua atuação garante a oferta de alimentos à população e matéria-prima à indústria, cooperando para a segurança alimentar e para a competitividade dos produtos nos mercados interno e externo. Seu corpo de servidores conta com 161 pesquisadores científicos e 319 funcionários de apoio. ‘Sua área física de 1.279 hectares de terras abriga a Sede, Centro Experimental Central e 12 Centros de Pesquisa distribuídos entre Campinas, Cordeirópolis, Jundiaí, Ribeirão Preto e Votuporanga, ocupados com casas de vegetação, laboratórios, demais infraestrutura adequada aos seus trabalhos.

  • Missão
    Gerar e transferir ciência, tecnologia e produtos para otimização dos sistemas de produção vegetal, com responsabilidade ambiental, visando ao desenvolvimento socioeconômico e à segurança alimentar, por meio da pesquisa, da formação de recursos humanos e da preservação do patrimônio.
  • Visão
    Ser uma Instituição de excelência em Ciência, Tecnologia e Inovação na Agricultura Tropical e Subtropical.
  • Valores
    Competência para prever e atender demandas do agronegócio, ética, rigor científico, capital humano, credibilidade, trabalho em equipe, capacidade de inovação e perseverança nos seus objetivos, são valores preservados e estimulados pelo IAC no cumprimento de sua missão.
  • Objetivos
    Desenvolver ações de pesquisa sintonizadas com as demandas do setor agrícola; prever e propor demandas; desenvolver e transferir produtos e processos; produzir material bibliográfico técnico e científico; orientar a formulação de políticas públicas; formar competências científicas e críticas; contribuir para a segurança alimentar; propor produtos e processos inovadores.

IAC Campinas Campinas Concurso

Para informações sobre concursos em aberto, vagas disponíveis, remunerações e datas de prova acesse o site.

IAC Campinas Mestrado

O conhecimento e a competência do Instituto Agronômico – (IAC) precisavam ser compartilhados contribuindo com a formação de recursos humanos. Isso foi direcionado à pesquisa com aplicação prática, focada nos problemas existentes na agricultura brasileira. Por esse motivo, o IAC criou, em 1999, o curso de Pós-Graduação IAC em Agricultura Tropical e Subtropical.

Foi uma ação pioneira do Instituto que, como instituição de pesquisa não pertencente ao sistema universitário, foi o primeiro no Estado de São Paulo a criar curso autônomo de pós-graduação “stricto-sensu”.

Para ampliar a formação, o curso de Doutorado foi criado em 2009.



Referendada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o programa compreende três áreas de concentração: Gestão de Recursos Agroambientais, Melhoramento Genético Vegetal e Tecnologia da Produção Agrícola. O curso destina-se à formação de pesquisadores, docentes e profissionais especializados, em nível de mestrado e doutorado.

A PG-IAC destaca-se por oferecer formação voltada para a pesquisa aplicada, com geração de tecnologia específica para cada cultura ou para cada linha de pesquisa no universo da agricultura tropical e subtropical.

Cursos oferecidos:

  • Mestrado e Doutorado
  • Avaliação pela CAPES
  • Quadriênio 2017/2018/2019/2020: conceito 4
  • Número da Portaria: 1077
  • Publicação no Diário Oficial da União: 13/09/2012

Áreas de Concentração
O curso de Pós-Graduação em Agricultura Tropical e Subtropical do Instituo Agronômico tem como objetivo a formação de pesquisadores docentes e profissionais especializados em programas de mestrado e doutorado. Podem ser candidatos ao curso engenheiros agrônomos, engenheiros agrícolas, biólogos e outros profissionais portadores de diplomas universitários que desenvolvam atividades relacionadas com as ciências agronômicas e ambientais. O curso de mestrado tem duração de dois anos, com ingresso anual e inicio do ano letivo em março.

O curso de Pós-Graduação em Agricultura Tropical e Subtropical do Instituto Agronômico (IAC), avaliado pela CAPES com nota 4, é composto de três áreas de concentração.

  • Gestão de Recursos Agroambientais – GRA
  • Tecnologia de Produção Agrícola – TPA
  • Genética, Melhoramento Vegetal e Biotecnologia – GMVB

IAC Campinas Análise de Solo

A análise do solo é o melhor meio para avaliar a fertilidade do solo. Com base nos resultados das análises é possível determinar as doses adequadas de calcário e adubo para garantir maior produtividade e lucratividade para a sua lavoura.
Para obter bons resultados com a análise é muito importante retirar as amostras corretamente. Siga as instruções e veja como é fácil.

IAC Campinas Café

O Centro de Café realiza pesquisas científicas em diversas áreas relacionadas à cultura do café, gerando tecnologia e produtos para o segmento. Aqui, o programa de pesquisa com o cafeeiro é focado no aumento da eficiência da cadeia de produção e na qualidade do produto.

Os principais resultados das atividades do Centro são as cultivares de café IAC, que até 2013 somavam 65 registradas e uma protegida no MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento).

Essas cultivares se caracterizam por diferenciais como elevada produção, ampla adaptação a diferentes regiões produtoras, resistência a pragas e doenças e excelente qualidade de bebida.

Horário de Funcionamento IAC Campinas

  • Segunda a sexta das 8h às 17h

Onde Fica, Endereço e Telefone IAC Campinas

  • Av. Barão de Itapura, 1481 – Jardim Guanabara, Campinas – SP
  • Telefone: (19) 2137-0600

Outras informações: Site e CNPJ

Mapa de localização





Deixe seu comentário