Pacientes da região de Campinas sofrem com a falta de médicos

A falta de médicos na rede pública de saúde se tornou uma situação recorrente em cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Municípios como Pedreira, Amparo e Sumaré já solicitaram profissionais da área ao governo federal, mas o Interior não está entre os destinos desejados por especialistas. Os pacientes reclamam da falta de médicos e na demora no atendimento, mas a solução ainda permanece sob impasse.

Em Amparo, por exemplo, o déficit maior está na categoria médicos da família. No município existem 15 unidades de saúde, mas nem em todas a quantidade de pessoas cadastradas conseguem usufruir do benefício. “Tem unidade que existem de mil e duzentas a trezentas famílias e só há um médico disponível. Fica difícil”, explica Ana Luiza Castro, secretária de saúde da cidade.



De acordo com a Secretaria de Saúde da cidade Sumaré, a pasta está no processo de contratação de profissionais que foram aprovados no concurso público, realizado em outubro de 2011.  Em Amparo, a situação é pior. Em um ano, a prefeitura de Campinas já promoveu quatro concursos para contratação de médicos, mas sem sucesso. Os profissionais não demostraram interesse. Na cidade falta pelo menos três médicos da família, além de outras especialidades. O Ministério da Saúde afirmou que está no processo de remanejamento de médicos aos municípios carentes.

Fonte: G1





Deixe seu comentário