Reunião decide se licitação do trem-bala entre Campinas e Rio será adiada

O governo federal se reúne com representantes das cinco empresas interessadas na obra do trem de alta velocidade (TAV) que ligará Campinas os Rio de Janeiro, para discutir a recomendação do Ministério Público Federal de suspender a concorrência, devido a falahas no projeto.

A entrega das propostas está prevista para segunda-feira (29). A data para o anúncio do vencedor da licitação está prevista para 16 de dezembro.

Agencias de notícias informam que os interessados no trem-bala querem que o governo adie o projeto por seis meses, já que empresas estão inseguras em relação aos riscos do projeto.



Na quinta-feira (25) o Ministério Público do Distrito Federal recomendou que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a suspensão da licitação. De acordo com o órgão, existem falhas no estudo técnico da obra e no edital de concessão.

Entre elas, uma estimativa de custos de implantação imprecisa.Há três anos, o custo total da obra era de R$ 17 bilhões. Agora, o valor subiu para R$ 34 bilhões. Outro problema seria a falta de detalhes nos projetos de engenharia. Isso poderia causar prejuízos aos cofres públicos.

Fonte: EpCampinas





Deixe seu comentário