Superlotação faz Emdec em Campinas, empilhar carros em pátio

O pátio da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), para onde são levados os veículos acidentados ou apreendidos na cidade, está superlotado e abriga o dobro da capacidade. No pátio que tem 26 mil metros quadrados e capacidade para 2,3 mil veículos, estão hoje 6,7 mil carros.

Para abrigar o grande número de veículos, muitos carros estão amontoados. O problema aumenta diariamente, com a chegada de 20 novos carros por dia, e a retirada de somente de 15, o que representa um aumento de 150 veículos por mês, em média.

Para organizar um pouco a situação, os funcionários da Emdec criaram uma regra: os carros recém-chegados ficam em uma área perto da entrada do pátio por uma semana. Se não for retirado pelo proprietário nesse período, vai para uma fileira e, depois de um mês, precisa ser empilhado.



Com a falta de espaço, alguns veículos chegam a estar sob dois carros e mesmo assim falta espaço. Alguns veículos foram levados para outras áreas, em pátios improvisados no Departamento de Inspeção, onde estão ônibus e caminhões e em outro terreno da Emdec outros carros, alguns de luxo.

A maioria dos veículos apreendidos tem pendências judiciais, mas muitos foram abandonados, devido ao valor de multas, impostos e diárias no estacionamento, cujo valor superam o do veículo. Cada dia no pátio custa ao dono do carro R$ 31,83.

No ano passado, a Emdec chegou a suspender o recebimento de veículos, mas voltou atrás depois diante da possibilidade de realizar leilões para desafogar os pátios.

A portaria que autoriza a abertura do leilão já foi publicada e a Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) trabalha com cerca de mil carros para leiloar, mas ainda não há data definida para o pregão.

Fonte: EpCampinas





Deixe seu comentário