Umidade do ar pode chegar a 20 por cento no fim de semana em Campinas e região

O fim de semana será de tempo firme e seco na região de Campinas. De acordo com a Somar Meteorologia, entre esta sexta-feira (31) e domingo (2), as manhãs começam mais geladas, mas logo nas primeiras horas do dia o sol brilha forte e as temperaturas sobem. A umidade relativa do ar fica baixa e atinge índices entre 20 e 25% no sábado (1), caracterizando estado de alerta (leia abaixo quais cuidados devem ser tomados).

Nesta sexta-feira, o dia começou gelado em Campinas e a mínima registrada no Aeroporto Internacional de Viracopos foi de 12ºC. No sábado o sol predomina entre nuvens desde as primeiras horas do dia e há possibilidade da formação de nevoeiros ao amanhecer na região. O sol predomina ainda durante a manhã e a tarde será quente, bastante aproveitável às atividades de lazer ao ar livre. As temperaturas variam entre mínima de 10ºC e máxima de 28ºC. No domingo, o tempo continua firme e será o dia mais quente do fim de semana. A temperatura máxima chega a 29ºC.

Cuidados a serem tomados
Para cada estágio da umidade relativa do ar baixa existem cuidados que a população deve tomar, para amenizar os efeitos do clima na saúde.



Entre 20% e 30% – Estado de Atenção
Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas.
Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc.
Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.
Consumir água à vontade.

Entre 12 e 20% – Estado de Alerta
Observar as recomendações do estado de atenção.
Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h.
Evitar aglomerações em ambientes fechados.
Usar soro fisiológico para olhos e narinas.
Abaixo de 12% – Estado de emergência
Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta.
Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência.
Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas, entre 10h e 16h.
Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.

Fonte: G1





Deixe seu comentário