Unicamp em Campinas

Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é uma universidade pública brasileira, fundada em 1966.

O seu campus principal fica no distrito de Barão Geraldo (Campinas), cerca de cem quilômetros de São Paulo. Possui outros campi nos municípios de Limeira, Piracicaba, Paulínia e Sumaré. A Universidade é ainda responsável pela realização de cursos de formação de professores em exercício na Região Metropolitana de Campinas.

Em Campinas, o complexo médico hospitalar da Unicamp é integrado pelo Hospital de Clínicas (HC); Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp (Hemocentro); Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM); Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo (Gastrocentro); e Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação "Prof. Dr. Gabriel O.S. Porto" (CEPRE). Fora do município, integra o complexo médico hospitalar da Unicamp o Hospital Estadual Sumaré Dr. Leandro Franceschini (HES). Juntos, formam a maior área hospitalar do interior do Estado de São Paulo e uma das mais importantes do Brasil, proporcionando um alto nível de atendimento médico, associado à formação de profissionais das áreas médica e científica.

Visão geral

Criada por decreto-lei, em 1962, e inaugurada, oficialmente, em 1966, a Universidade Estadual de Campinas surgiu como um centro estratégico para formação de mão-de-obra altamente capacitada nas áreas de Tecnologia e Ciências Naturais, voltadas, principalmente, para a pesquisa científica. Com o tempo, a universidade diversificou-se e ganhou destaque por sua formação e produção científica nas Ciências Humanas, tais como Artes, Economia, Filosofia, História e Geografia. Tamanha produção intelectual mantém à Unicamp o status de maior produtora de patentes de pesquisa do Brasil, superando instituições de renome como Petrobras e Universidade de São Paulo (USP).

As três universidades estaduais paulistas – USP, Unicamp e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – são mantidas, principalmente, pela arrecadação de 9,57% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), e, também, por verbas advindas de instituições públicas de fomento à pesquisa, com destaque para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (antigo Conselho Nacional de Pesquisa, cuja sigla, CNPq, foi mantida). Por tratar-se de uma instituição pública, seus alunos não pagam mensalidades.

O ingresso na graduação ocorre por meio de concurso público (conhecido como vestibular), aberto a qualquer cidadão brasileiro ou estrangeiro que tenha concluído o ensino médio ou curso equivalente. Para ingresso na pós-graduação, em níveis de mestrado e doutorado, as faculdades e institutos definem métodos de seleção específicos – apresentação de tese ou dissertação compatível com as linhas de estudo, por exemplo. O ingresso no ensino técnico dá-se por uma prova semelhante ao vestibular, mas com nível de dificuldade menor.

Unicamp - Campinas
Rua Dr Shigeo Mori, 2013 - Cidade de Campinas - SP
(19) 3289-3125

Fonte: Wikipedia




  Sobre o EncontraCampinas
Fale com EncontraCampinas
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Campinas no Facebook siga o Encontra Campinas no Twitter Encontra Campinas no Google+


Termos EncontraCampinas | Privacidade EncontraCampinas