Sons de ícones da MPB são traduzidos em imagens no Sesc Campinas

O fotógrafo paulistano Marco Aurelio Olimpio segue a risca o conceito de Friedrich Nietzsche sobre a música: conta que os momentos de ausência provocam um sentimento vazio, distante da felicidade. Não por acaso, ao longo dos últimos 20 anos ele traduziu o som de grandes nomes da música popular brasileira em imagens que podem ser conferidas na mostra “Álbum: Imagens Musicais”, em cartaz até 27 de novembro no Sesc Campinas. A abertura do evento ocorre nesta quarta-feira (26), às 20h, com sessão de autógrafos.

Inspirada no livro homônimo produzido junto ao Sesc São Paulo, a exposição reúne 47 imagens de nomes aclamados pelo público como Adriana Calcanhoto, Elba Ramalho, Ney Matogrosso, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Arnaldo Antunes, Marisa Monte, Elza Soares e Inezita Barroso. Já o livro vai além: 150 fotografias.

Reveladas no clássico preto e branco, a fim de preservar nuances provocadas pelo jogo de luzes, a marca do artista volta-se para as expressões dos músicos durante contato com o público. “Elas são registradas a partir de um ponto neutro. Sem pressa. Não há quebra da fruição. Muitas eu posso dizer que me foram dadas”, pondera ao referir-se à diversidade de silêncios e sorrisos dos artistas obtidos através das câmeras analógicas que opta por usar. “Cada caboclo é de um jeito”, define o artista em bom humor.

Com ritmo de fala que parece aludir aos versos preferidos de Milton Nascimento e Chico Buarque, o fotógrafo lembra à reportagem do EP Campinas que o primeiro contato com a câmera fotográfica ocorreu somente aos 29 anos. Antes disso, trabalhou na função de escrituário, abriu um restaurante na Vila Madalena e até arriscou-se por desenhos arquitetônicos. A relação com a expressão artística deve-se ao hobby do irmão. “Na época ele gostava de documentar tudo o que via. Foi uma surpresa quando decidiu seguir a carreira de médico”, explica.



Quando fala da paixão pela MPB, apega-se às memórias da juventude. Época em que os pais dedicavam ouvidos às rádios, com destaque para canções de Pixinguinha e ao conteúdo produzido pelo musicólogo Zuza Homem de Mello. “Escolhi fotografar os artistas deste gênero, pois me sinto à vontade. É parte da minha cultura e aprendizado”.

Sobre as mais de 1500 histórias silenciosas que captou por meio das lentes, como gosta de definir o próprio trabalho, Olimpio cai na risada quando fala do intuito de fotografar Leila Pinheiro e Edu Lobo durante show realizado em 1992. “Foi frustrante, deu tudo errado nesta primeira experiência. Mas guardo todos os negativos como recordação”.

Provocado a escolher uma imagem favorita, não titubeia e aponta a do percussionista Naná Vasconcelos. “Ele emerge da fumaça e parece conversar com a natureza”, opina.

Feliz por reavivar o legado de músicos aparentemente esquecidos pelo tempo como o violonista e compositor Raphael Rabello, de cuja família recebeu um bilhete de agradecimento, o fotógrafo anseia pela oportunidade de registrar imagens do ídolo Roberto Carlos. “Ele transcende gerações, é o Rei. Quem sabe ainda tenho essa chance… Já pude fotografar o Erasmo (Carlos) e a Wanderléa”.

Pela primeira vez no Sesc Campinas, Olimpio recorda que o acervo pessoal também contempla uma passagem pela cidade, onde então registrou um espetáculo conduzido pelo ator Gianfrancesco Guarnieri e apresentações de Marília Medalha e Toquinho no ano de 1994, no Teatro Castro Mendes. “Foi muito significativo. As fotografias devolvem a alegria que todos estes artistas me proporcionaram durante a vida”.

Durante o período de exposição em Campinas, o livro “Álbum: Imagens Musicais” pode ser adquirido com 50% de desconto: de R$ 130 por R$ 65.

Serviço:
O quê: Exposição fotográfica “Álbum: Imagens Musicais” – Marco Aurelio Olimpio
Quando: 26 de outubro a 27 de novembro – de terça a sexta-feira, das 7h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h
Onde: Corredor Esportivo do Sesc Campinas
Rua Dom José I, 270/333, Bonfim
Entrada franca
Informações: (19) 3737-1500

Fonte: EpCampinas





Deixe seu comentário