Artista circense Don Ramón é tema de exposição no MIS, em Campinas

Ramón Martin Ferroni, Don Ramón, tido como um dos mais importantes artistas de circo que atuou no Brasil, é tema da exposição que será aberta na próxima terça-feira, 16 de novembro, no Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado na Rua Regente Feijó, 859, Centro da cidade. Na ocasião, um documentário, também sobre a vida do artista, será exibido para o público presente e um livro que trata dos temas circo, circo-teatro e teatro, baseado em tese acadêmica, será lançado.

Nascido em 1925, na cidade de Rosário, Argentina, estreou como artista aos 12 anos de idade, e desde então, só parou de trabalhar na década de 1980 em terras brasileiras. Durante os mais de 50 anos de trabalho circense, apresentou-se em quase todos os grandes circos da América Latina, em particular Argentina e Brasil, e, também, na Europa e do Caribe.

O artista que encantou platéias com seu exímio número de acrobacia sobre bicicleta e, também, de antipodismo ou tranca (malabarismo com os pés), foi responsável pelo projeto e criação de seus aparelhos de trabalho, como sua complexa bicicleta desmontável e todos os detalhes de cada um dos materiais que compõem o número de antipodismo.



Don Ramón doou esse material aos pesquisadores Daniel de Carvalho Lopes e Ermínia Silva, que em parceria, vêm desenvolvendo esforços para dar visibilidade à riqueza da história de vida desse artista.

De acordo com Carvalho, é possível através da história de Ramón entrar em contato com as riquezas das histórias dos circenses latinos americanos e conhecer o quanto construíram o circo como patrimônio cultural. “Resgatar a história de Ramón é resgatar um pouco da história, socialização, formação e aprendizagem do circo na época”.

Durante a abertura do evento, às 16h, será exibido um documentário sobre Don Ramón. E a seguir será acontecerá o lançamento do livro “Respeitável Público… O Circo em Cena”, de Ermínia Silva e Luís Alberto de Abreu que surgiu a partir de uma dissertação de mestrado que agora publicada, atravessou os muros acadêmicos e trata de maneira inédita os temas circo, circo-teatro e teatro.

Serviço:
Exposição: Don Ramón – vida e obra nas artes circenses
Quando: de 16 de novembro a 10 de dezembro de 2010
Horário: das 10h às 17h
Local: Museu da Imagem e do Som – Rua Regente Feijó, N° 859 (Palácio dos Azulejos)

Fonte: Jornal RMC





Deixe seu comentário