Campinas assumirá Parque Ecológico, que pode receber teatro

A Prefeitura de Campinas vai assumir o Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, que pertencia ao Estado. O termo de transferência foi assinado pelo prefeito guia de Campinas, Demétrio Vilagra e pelo governador Geraldo Alckmin, nesta sexta-feira, dia 11 de novembro, em Campinas, durante evento da Agenda Metropolitana do Governo Estadual para a Região Metropolitana de Campinas. O evento da RMC foi realizado pela primeira vez em Campinas desde a criação da agência.

No evento, foi anunciada, ainda, a construção de um teatro na cidade. “Inclusive, é possível que o futuro Teatro Carlos Gomes seja erguido dentro do Parque Ecológico, uma grande área de lazer que precisa ser melhor aproveitada, mas ainda iremos estudar a questão e detalhar o projeto”, avaliou Vilagra.

O prefeito e o governador assinaram também documento que estabelece um protocolo de intenções para que os dois poderes atuem em conjunto na construção da sede do Ciretran em Campinas.

Esse novo posto de atendimento funcionará no mesmo sistema do Poupatempo. Essa medida permitirá que sejam liberados para o policiamento um total de 1300 homens, entre policiais, delegados e escrivães que atuavam no atendimento administrativo aos motoristas. Para a Ciretran, serão contratados novos funcionários.

“A importância de Campinas foi reconhecida e a cidade foi bem contemplada pelo governo estadual, que atendeu a alguns pedidos antigos e aguardados pela população”, avaliou Vilagra após encerrar sua participação na reunião, na qual foi anunciado pelo Estado o plano de investimentos na Região Metropolitana de Campinas para os próximos três anos.

Outros anúncios

Ao lado do CIC (Centro de Integração e Cidadania) da Vila União, serão construídos um CAV – Centro de Apoio às Vítimas, o primeiro fora da cidade de São Paulo, uma Base Comunitária da Polícia Militar e uma Centro de Egressos.

Outra obra anunciada é a complementação da Cidade Judiciária, com a construção da quarta etapa do projeto, dotando o prédio, adaptado na antiga sede do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), de condições para o funcionamento do aparato judiciário e o atendimento ao público.

O prefeito também comemorou as obras viárias incluídas na agenda de investimentos, como a continuidade do anel viário para ligar as rodovias Anhanguera e Bandeirantes, já com início de obras marcado para 31 de março do próximo ano.



Somado ao traçado de outra obra autorizada pelo governador, a SP-324, que faz a interligação entre Vinhedo e Itupeva, chegando a Viracopos, o aeroporto será contemplado com acessos que, na avaliação da equipe estadual, darão suporte ao aumento da demanda resultante da expansão de Viracopos.

O prefeito ressaltou, ainda, as obras viárias autorizadas para o entorno do Aeroporto Internacional de Viracopos, dizendo que os acessos prepararão o local para o esperado aumento de cargas e passageiros ao longo dos próximos anos.

“Entendemos que o governador sabe da importância de Viracopos para a região e para o país e que essas obras vão ao encontro do objetivo de tornar Viracopos o grande aeroporto nacional”, afirmou.

Avanço no relacionamento entre municípios e governo estadual

O prefeito saudou o bom relacionamento entre Município e o governo do Estado como uma nova etapa na relação entre os governos. De acordo com ele, a atenção dada para as regiões metropolitanas permite que o secretariado estadual, e o próprio governador, conheçam mais de perto a necessidade dos municípios e que as prioridades sejam estabelecidas em conjunto.

“Vamos continuar mantendo essa linha direta com o Palácio dos Bandeirantes, sempre buscando o pleno desenvolvimento de Campinas, com sustentabilidade e qualidade de vida”, garantiu Vilagra. “O que vimos hoje foi um avanço e ainda teremos muitas demandas para levar ao Estado nos próximos três anos”.

Ao lado de todo secretariado, o governador disse que as medidas anunciadas nesta sexta-feira, não encerram a pauta de trabalho na RMC, mas reúnem o que foi possível viabilizar e garantir de imediato. “Vamos continuar conversando, mantendo contatos com os municípios e discutindo possibilidades”, explicou, destacando que pretende governar junto com os municípios.

Transporte metropolitano

A criação de um expresso de Campinas a Hortolândia, a conclusão do Corredor Noroeste e a autorização para o estudo de implantação do trem metropolitano foram as obras elencadas no setor de transporte metropolitano.

O Corredor Metropolitano terá os últimos dois trechos construídos: Nova Odessa/Americana/Santa Bárbara e Campinas/Nova Odessa. Já o trem metropolitano, que ligará São Paulo a Jundiaí em 25 minutos, poderá ser estendido de Jundiaí a Campinas, dependendo dos estudos de viabilidade da equipe técnica estadual.

Alckmin também garantiu recursos para a duplicação da Estrada dos Amarais, além de autorizar a elaboração de projetos para o recapeamento da avenida Lix da Cunha, do acesso a Barão Geraldo, do trevo do Carrefour, do acesso ao anel viário e das marginais da rodovia Campinas-Valinhos.





Deixe seu comentário