Campinas: Começa hoje sistema online que agiliza emissão da CNH

As regiões de Campinas e Piracicaba começam a contar a partir desta segunda-feira (22) com o sistema informatizado de emissão e alteração da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O e-CNHSP permite que qualquer pessoa que queira tirar a primeira carteira de motorista, renovar ou mudar da categoria use a internet para o cadastro inicial. Antes, era obrigatória a presença do motorista ou aluno a uma autoescola para fazer o mesmo processo.“Ele faz o pré-cadastro pela internet e vai ter o dia e a hora para ele comparecer à CIRETRAN.

Trazendo os documentos aqui na CIRETRAN vai ser feito o cadastro”, disse o delegado da CIRETRAN, Ailton Pinheiro.

Depois o aluno parte para outras etapas, como o exame médico, avaliação psicológica e aulas teóricas e práticas. Vale lembrar que tudo deve ser feito em no máximo 12 meses.

“Neste sistema, o cidadão pode fazer o médico hoje, o psicólogo o mês que vem. Ele pode inclusive dividir de acordo com o orçamento dele”, ressaltou o delegado da CIRETRAN.



Em todas as fases, a impressão digital será colhida. No final, o certificado será digitalizado.

“Nós autoescolas, e associação estamos preparados .Eu acredito que tudo vem para agilizar”, disse o presidente da Associação Campineira das Autoescolas , Mário Trentin.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), entre janeiro e junho de 2009 o tempo médio para emissão da CNH foi de 191,44 dias. No mesmo período de 2010, o prazo caiu para 120,27 dias. No caso das alterações ou adições, o tempo caiu de 116,79 dias para 61,73 dias.

Para o presidente da Associação das Autoescolas, Oswaldo Redaelli Filho, o novo sistema pode trazer mais segurança. “Ele vai eliminar uma eventual fraude, um eventual problema”, disse ele.

Para acessar o novo serviço é só acessar o endereço eletrônico: e-cnhsp.sp.gov.br.

Fonte: EpCampinas





Deixe seu comentário