Campinas investiga surto de turberculose em hospital privado

A Covisa (Vigilância em Saúde) investiga um surto de tuberculose no hospital Madre Theodora, em Campinas (SP). A unidade está convocando 354 crianças que nasceram entre janeiro e junho deste ano para serem submetidas à exames. A investigação começou após três bebês que nasceram no Madre Theodoro terem sido diagnosticados, em agosto, com a doença. A transmissão da infecção teria sido feita por uma técnica em enfermagem da unidade que também foi diagnosticada com tuberculose. Ela está afastada do hospital para fazer tratamento.

Os casos foram confirmados em agosto, mas só na manhã desta quinta-feira foram divulgados.



A partir da semana que vem os pais das crianças que nasceram no primeiro semestre deste ano irão receber cartas do hospital convocando-os para irem até a unidade hospitar. Os casos serão investigados porque apesar de a tuberculose ter tratamento e cura é necessário evitar a disseminação, já que ela é uma doença infecciosa e transmíssivel. As visitas ao Madre Theodora serão pré-agendadas.

A direção do hospital informou ainda que reduzirá o período de exames periódicos entre os funcionários: ao invés de prazo de um ano passará a ser em seis meses.

Fonte: Primeira Edição 





Deixe seu comentário