Campinas registra 13 casos de dengue neste ano

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou nesta terça-feira (25) 13 casos de dengue neste ano. Foram notificados na primeira semana de janeiro, sete casos contraídos na cidade (chamados de autóctones) e seis importados de outros locais.

Dos casos registrados na primeira semana de janeiro, todos evoluíram para a cura. De acordo com a secretaria, quatro casos foram registrados no centro de saúde da região Sul e três na Noroeste. Na área Norte, Leste e Sudoeste, ocorreu um caso por centro de saúde.

No ano passado, Campinas registrou 2.647 casos confirmados de dengue e uma taxa de incidência de 244,3 casos a cada cem mil habitantes, de acordo com a secretaria.

De acordo com o Ministério da Saúde, Campinas está entre as nove cidades paulistas com maior risco de epidemia de dengue. Segundo o médico André Freitas, coordenador do Programa Municipal de Controle da Doença, a chuva aliada com as altas temperaturas neste verão pode refletir no aumento do número de casos nos meses de março e abril, quando termina o ciclo da doença.



Campinas é a cidade mais afetada da região, seguida por Americana, Sumaré, Hortolândia, Santa Bárbara D’Oeste e Nova Odessa. O pior ano de infecção de dengue no município foi em 2007, quando foram registrados cerca de 10 mil casos.

“No ano passado tivemos uma epidemia nova de dengue no município, o vírus era diferente do que ocorreu nos últimos três anos, quando foi registrada a maior epidemia da doença. Por esse motivo, não podemos negligenciar o risco de uma nova epidemia nos próximos meses”, afirma Freitas.

Ação

Agentes da Vigilância em Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses vão visitar nesta quarta-feira (26), 500 casas nos bairros Jardim Icaraí, Noêmia, Carvalho de Moura e Estela para fazer bloqueio químico contra a dengue na abrangência do Centro de Saúde (CS) Carvalho de Moura, na região Sul da cidade, área que tem um caso confirmado da doença e três suspeitos.

Carnaval

Para mobilizar os campineiros no combate a proliferação do mosquito da dengue, as ações para o Carnaval de 2011 da prefeitura vão ser destinadas para a prevenção da doença.

Fonte: EpCampinas





Deixe seu comentário