Campinas: Torre do Castelo recebe projeções do grupo Bijari nesta terça

Um dos principais pontos turísticos da cidade Campinas, a Torre do Castelo entra nesta terça-feira (1º) no roteiro do vídeo mapeamento como parte da Exposição Instante, realizada pelo Sesc Campinas. Com 27 metros de altura, o prédio de formas arredondadas ganha movimento e novas cores durante a apresentação do grupo Bijari, com início previsto para as 20h.

Formado por arquitetos da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP) e artistas, o grupo existe desde 1996 e se destaca no país com apresentações em festivais como SWU, Virada Cultural de São Paulo, Motomix, Nokia Trends, além de desenvolver trabalhos de vídeo cenário para artistas como Elza Soares, Rita Lee, Banda Eva, Ivete Sangalo, entre outros.

De acordo com o arquiteto Eduardo Fernandes, um dos integrantes do Bijari, um grupo de 12 pessoas trabalhou durante seis semanas na concepção do trabalho que será apresentado em Campinas. “A projeção em superfícies arredondadas é sempre um trabalho complexo. Para a gravação do DVD da Ivete Sangalo, no Madison Square Garden, fizemos projeções em um tubo de tecido de 12 metros”, conta. Da apresentação desta terça-feira, Fernandes adianta apenas que o grupo usou elementos contemporâneos nas projeções. “Não quero espalhar nenhum spoiler”, brinca.



O Vídeo Mapping permite utilizar a estrutura arquitetônica dos edifícios para projetar verdadeiros espetáculos visuais. Com o uso de técnicas em 3D, são criadas ilusões de ótica a partir de projeções que se encaixam perfeitamente em cada espaço da superfície utilizada como tela. “Já trabalhamos com projeção há mais de uma década; a nomenclatura é mais recente. O que houve na verdade foi uma mudança de princípios. Antes se procurava empenas para criar as projeções; agora a arquitetura do edifício entra na composição da obra. O acesso a tecnologia abriu novas possibilidades”, explica.

A construção inaugurada em 1940 permite uma visão privilegiada da cidade, do alto do Jardim Chapadão. Tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc), a Torre do Castelo representa um dos símbolos da cidade e coloca Campinas mais uma vez no roteiro do video mapping.

Em 11 de outubro, a Catedral Metropolitana serviu como cenário para as performances do VJ Spetto e United Vjs. As apresentações são parte da programação paralela da exposição Instante promovida pelo Sesc até 27 de novembro.

Serviço:

Video Mapping com o grupo Bijari
Quando: Terça-feira (1º), das 20h às 22h
Onde: Torre do Castelo
Praça 23 de Outubro
Entrada franca
Informações: (19) 3737-1500 ou sescsp.org.br/campinas

Fonte: EpCampinas





Deixe seu comentário