Ciclistas pedem ampliação de ciclofaixas em Campinas

Cerca de 350 ciclistas participaram de uma “bicicletada”, um passeio de conscientização, percorrendo as ciclofaixas das ruas de Campinas, na noite desta quarta-feira (23). O movimento organizado por vários grupos de ciclistas pediu a ampliação das vias para outras regiões e também a exclusividade da faixa para outros dias da semana.

Após percorrer cerca de 18 km, os participantes deitaram no chão da Avenida Aquidabã, entre as Ruas Irmã Serafina e a Rua Boaventura do Amaral, para manifestar solidariedade as vítimas do acidente provocado pelo motorista Ricardo Neis, que atropelou um grupo de ciclistas em Porto Alegre (RS). De acordo com o ciclista do grupo Domingueiras Bike Eduardo Gomez, é preciso chamar a atenção das pessoas e das autoridades para outros condutores que continuam livres, mesmo sendo responsáveis por mortes no trânsito.



De acordo com o Departamento de Controle de Atendimento da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a Operação Assistida, que disponibiliza agentes para orientação educativa tem o prazo para encerrar em 30 dias. Após esta data, a ciclofaixa, permanece funcionando aos domingos e feriados, mas com redução de monitores. O departamento está estudando parcerias com a iniciativa privada para que pessoas permaneçam na orientação os ciclistas entre as faixas de lazer.

As faixas foram inauguradas há dois meses e são de uso exclusivo a ciclistas e funcionam das 7h às 13h aos domingos e feriados. Durante os dias úteis é proibida a utilização da ciclofaixa de lazer, exceto nos trechos da Praça Arautos da Paz e da Lagoa do Taquaral onde já existe regulamentação para o uso diário de ciclistas, de acordo com a Emdec.

Fonte: EpCampinas





Deixe seu comentário