Com ônibus retrô, prefeito celebra aniversário de Campinas em passeio

A comemoração oficial do 239º aniversário de Campinas (SP) começou pela manhã de ontem (14). Com um ônibus retrô e uma guia turística com traje de época, o prefeito, Jonas Donizette (PSB), participou de um passeio pelas sete maravilhas da cidade. Com duração de uma hora, o tour incluiu a região do Centro e do Bosque dos Jequitibás.

O chefe do Executivo estava acompanhado da esposa Sandra Ciocci, do vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira, além de de vereadores e secretários. O passeio foi restrito para convidados da Prefeitura e não consta entre as atrações turísticas locais abertas para a população.

Antes de iniciar o tour, a guia turística Giovana Baú, caracterizada de Francisca de Paula Souza, que foi baronesa de Itatiba, anunciou que iria explicar a origem e as curiosidades dos principais monumentos da Terra das Andorinhas. Entre as explicações, ela citou os dois nomes que a cidade teve antes de se chamar Campinas (Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Mato Grosso de Jundiaí e Vila São Carlos) e também características das principais personalidades da cidade como Bento Quirino, o maestro Carlos Gomes e o fundador Barreto Leme.



O passeio teve início do Palácio dos Jequitibás, passou pelo Hospital Irmãos Penteado e pela Praça Bento Quirino, onde se encontra a Basílica de Nossa Senhora do Carmo e o prédio do Jockey Club. Depois, o ônibus desceu até o Mercado Municipal, percorreu a Avenida Senador Saraiva e chegou até a Estação Cultura, eleita a primeira maravilha da cidade.

A segunda metade do passeio passou pelas Avenidas Moraes Salles e Francisco Glicério, até chegar a Catedral Metropolitana, localizada na Praça José Bonifácio. Antes de terminar, o tour ainda passou pelo Largo do Pará e terminou na Praça Carlos Gomes, onde acontecia o evento “Chefs na Praça”, também em comemoração ao aniversário.

O prefeito Jonas Donizette aprovou o passeio e destacou a intenção de que ele passe a ser fixo em Campinas e aconteça todos os finais de semana. “Existe essa possibilidade sim. Uma moradora me pediu para que esse passeio aconteça sempre. Quem sabe a gente não possa levar isso para as nossas escolas, porque conhecer a história é muito importante. Pretendo dar andamento a esse projeto sim”, afirmou.

Para a guia Giovana Baú, a ideia de envolver as escolas municipais é muito boa, já que ela também faz projetos semelhantes com crianças. “Eu trabalho ha 15 anos com turismo, me caracterizo, como me caracterizei hoje de baronesa e faço teatro contando a história de Campinas. Para mim isso seria ótimo”, disse.

Fonte: G1





Deixe seu comentário