EMTU reprova 30% dos ônibus de Campinas inspecionados em controle de poluição

Um levantamento feito pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) mostra que a medição dos poluentes emitidos pelos ônibus fretados e também do transporte público e circulam pela Região Metropolitana da cidade de Campinas (RMC) são mais altos proporcionalmente dos que foram registrados na Grande São Paulo. Dos 148 veículos do transporte metropolitano testados, 30% foram reprovados. No caso dos ônibus de fretamento, o índice de reprovação ficou em 21%. Na região metropolitana de São Paulo, 5% dos ônibus não passaram no teste.

Para chegar a esses dados, é preciso fazer uma análise da fumaça que sai dos veículos, por meio do opacímetro, aparelho usado para medir a quantidade de fumaça preta emitida.



De acordo com a EMTU, a emissão acima dos níveis permitidos está diretamente associada à falta de manutenção do veículo ou à qualidade do combustível utilizado, sendo que os problemas mais comuns estão a bomba injetora desregulada, bicos injetores danificados, filtros de ar e óleo com vida útil vencida e combustível adulterado.

Em caso de registro de irregularidade, a empresa é notificada e tem o prazo de sete dias para se adéqua. Depois os veículos precisam passar por uma nova vistoria. Caso o problema persista, a empresa é multada em até R$ 340,00 e são impedidos de circular até a regularização.

Fonte: EpCampinas





Deixe seu comentário