ETECAP Campinas

A Escola Técnica Estadual Conselheiro Antonio Prado (ETECAP Campinas), antigo COTICAP, é um colégio técnico da área de química, meio ambiente, a partir do ano de 2013, biotecnologia situado em Campinas, São Paulo, cujo nome foi escolhido em homenagem a Antônio da Silva Prado, importante político da então província de São Paulo.

A escola oferece também vagas para o Ensino Médio. E é considerada uma das melhores escolas técnicas do país.

ETECAP Campinas

No dia 24 de junho de 1964, foi fundada a “Escola de Química”, oficialmente batizada de Colégio Técnico Industrial “Conselheiro Antonio Prado” – COTICAP, numa homenagem ao ilustre conselheiro do Império e mais tarde se tornou ETECAP, Escola Técnica Estadual “Conselheiro Antônio Prado”.

Em 2004, quando a escola completou seus 40 anos, uma série de homenagens foram realizadas por alunos, professores, direção, e todo o colégio no mês de junho.

Exemplo deste, foi o teatro realizado por grupo de alunos que homenageou Dr. Lucien Genevois, fundador do colégio, contando um pouco da história do colégio e suas tradições.

Curiosidade, o auditório da escola é chamado de Lucien Genevois em homenagem ao fundador.

A ETECAP oferece hoje os cursos de Técnico em Química, Técnico em Biotecnologia, Técnico em Meio Ambiente mas também já ofereceu o curso de Petroquímica, no período integral e noturno. O curso foi descontinuado em 1997.

Etecap Campinas Cursos

Ensino Médio

O Ensino Médio destina-se aos candidatos que tenham concluído o ensino fundamental e compõe-se por duas partes: Base Nacional Comum e Parte Diversificada.

As disciplinas da Base Nacional Comum, direcionadas para a formação geral do estudante, são as já tradicionalmente estudadas, como Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, Historia, Geografia, Química, Física, Biologia, Educação Física e Artes. As disciplinas da Parte Diversificada objetivam ao desenvolvimento de capacidades e de condutas importantes na atualidade, visando á formação para exercício da cidadania e preparação para o trabalho.

O oferecimento dessas disciplinas é diferenciado nas ETECs, as quais dispõem de autonomia para optar por projetos, pelo ensino de filosofia, de sociologia e/ou espanhol. O inglés, que também integra a Parte Diversificada, é obrigatório no ensino médio.

Biotecnologia

O TÉCNICO EM BIOTECNOLOGIA é o profissional que auxilia no desenvolvimento de culturas “in vivo” e “in vitro” e de marcadores moleculares, cultivando micro-organismos, tecidos animais e vegetais para multiplicação celular, extraindo, replicando, sequenciando e quantificando DNA.:

Atua na produção e análise de imunobiológicos como vacinas e kits de diagnóstico. Colabora com atividades de pericia criminal e investição genética como exames de paternidade e detecção de patógenos.

Participa de pesquisa de melhoramento genético e atua em processos industriais biológicos. Analisa o controle de crescimento de micro-organismos na indústria alimentícia e farmacêutica. Auxilia na produção de produtos biotecnológicos de interesse comercial, especialmente combustíveis renováveis.

Meio Ambiente / Integrado ao Ensino Médio

O TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE é o profissional que coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Colabora na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais. Auxilia na elaboração, no acompanhamento e na execução de sistemas de gestão ambiental.

Atua na organização de programas de educação ambiental, de conservação e de preservação de recursos naturais, de redução, reúso e reciclagem. Identifica as intervenções ambientais, analisa suas consequências e operacionaliza a execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos.

Mercado de Trabalho: Instituições públicas privadas, além do terceiro setor; estações de tratamento de resíduos; unidades de conservação ambiental.

Química / Integrado ao Ensino Médio

O TÉCNICO EM QUÍMICA é o profissional que atua no planejamento, na coordenação, na operação e controle dos processos industriais e equipamentos nos processos produtivos. Planeja e coordena os processos laboratoriais. Realiza amostragens, analises químicas, físico-químicas e microbiológicas.

Realiza vendas e assistência técnica na aplicação de equipamentos e produtos químicos. Participa do desenvolvimento de produtos e validação de métodos.
Atua com responsabilidade ambiental e em conformidade com as normas técnicas, as normas de qualidade e de boas praticas de manufatura e de segurança.
Mercado de trabalho industrias; empresas de comercialização e assistência técnica; laboratórios de ensino, de calibração, de analise e controle de qualidade e ambiental; entidades de certificação de produtos; tratamento águas e de efluentes.

Etecap Campinas Vestibulinho

Acesse o site e encontre a programação para o Processo Seletivo Vestibulinho, para mais informações mande um e-mail para: vestibulinho@etecap.com.br

Horário de Funcionamento ETECAP Campinas

  • Segunda a sexta das 7h ás 22h45

Onde Fica, Endereço e Telefone ETECAP Campinas

  • Av. Cônego Antônio Roccato, s/n – Jardim Santa Monica – Campinas – SP
  • Telefone: (19) 3246-2888

Outras informações e site

Mapa de localização

ETECAP Campinas
5 (100%) 1 voto





Deixe seu comentário