Exposição inspirada na obra de Clarice Lispector chega a Campinas

Poucos são os privilegiados que conseguem unir duas paixões em um só mesmo trabalho. A fotógrafa Anita Hirschbruch, que a partir desta terça-feira (5) expõe suas obras no Espaço Cultural do TRT, em Campinas, faz parte deste seleto grupo. Formada em Letras na década de 80 pela Universidade de São Paulo, a paulistana começou a fotografar quando ainda era uma estudante.

Nessa época, deu início aos trabalhos que compõem a exposição “O melhor está nas entrelinhas”, inspirada nas obras de Clarice Lispector. “Conheci o trabalho da escritora ainda na adolescência. Seus textos eram muito imagéticos: eu lia e brotavam imagens na minha cabeça. As fotos foram a forma que encontrei para interpretá-los”, conta.

A ideia de unir fotografia e literatura surgiu em 1977, quando Anita teve contato com o trabalho da fotógrafa inglesa Maureen Bisilliat, baseado na obra de Guimarães Rosa, “Grande Sertão Veredas”.

Dividida em três ensaios inspirados nos livros “O Ovo e a Galinha” (1971), “Água viva” (1973) e “A maçã no escuro” (1961), a mostra é resultado de um trabalho que começou antes das câmeras digitais dominarem o mercado da fotografia. “Com o equipamento analógico você trabalha com um filme limitado e seleciona melhor o que vai fotografar. Acredito que o resultado é mais artístico. O trabalho fica mais limitado e com isso o desafio é maior”, explica a fotógrafa, que não esconde sua preferência pelas máquinas analógicas.



As 76 fotos da mostra trazem trechos dos livros da escritora e envolvem um trabalho de muita pesquisa. A composição “O ovo e galinha” aborda técnicas que possibilitam granular a fotografia, resultando num efeito que se assemelha a um quadro. O ensaio foi apresentado como dissertação de mestrado de Anita em Teoria Literária e Literatura Comparada na USP e exibido no 22º Rencontres Internationales de la Photographie de Arles, na França. “Água Viva” também foi exibido na Europa durante uma exposição em homenagem a Clarice Lispector, em Berlim, na Alemanha.

Responsável pelo setor de Fotografia do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) de São Paulo, a fotógrafa terminou recentemente um trabalho baseado na obra do poeta carioca Paulo Henrique Britto. “Tive vontade de fotografar usando trechos de poemas. O texto dá a linha de narrativa do meu trabalho fotográfico. A fotografia sozinha me faz sentir falta do texto”, explica Anita.

Serviço:

O que: Exposição Fotográfica “O melhor está nas entrelinhas”
Quando: De terça (5) a 6/5, de segunda a sexta, das 12h às 18h
Onde: Espaço Cultural do TRT da 15ª Região
Rua Barão de Jaguara, 901, no Centro – 1º andar
Entrada franca
Informações: (19) 3731-1689/3236-2100

Fonte: EpCampinas





Deixe seu comentário