Falta de professores atinge 80% das escolas públicas de Campinas

O déficit de educadores atinge 80% das escolas estaduais de Encontra Campinas e região. Desde o início do ano letivo, em algumas instituições de ensino contabilizaram a falta de mil aulas para os alunos, de acordo com o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). Em relação com o ano de 2010, que faltavam até cinco professores por escola, neste ano o número chega a dez por instituição.

Para a especialista em educação Ângela Soligo, as disciplinas mais prejudicadas são matemática, física e química. “São áreas que oferecem outras opções de trabalho e os formados da área avaliam as dificuldades da docência e preferem trabalhar em empresas”, explica.



No ano passado, a situação já era considerada a pior da história. No entanto as condições de trabalho, os salários baixos, são alguns argumentos utilizados pelos professores que trabalham com muitas responsabilidades e exigências sociais, não foram melhoradas, segundo o sindicato da categoria. “Não é uma carreira muito escolhida, embora seja uma carreira certa, sempre há necessidade de professor, então há mercado de trabalho sempre para o professor”, afirma Soligo.

Na Escola Estadual Professor Hélio Cerqueira Leite mais de mil aulas não foram dadas este ano e alunos chegam até ter dois horários vagos em um único dia. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, as aulas perdidas pelos alunos vão ser repostas.

Fonte: EpCampinas





Deixe seu comentário