Festival promove maratona de cinema infantil em Campinas ?

Os pequenos cinéfilos guia de Campinas ganham no mês de setembro uma programação especial durante o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), que leva às salas da rede Cinemark, de 2 a 11 de setembro, uma maratona com produções nacionais e de diversos países, indicadas para crianças de 4 a 12 anos. “No slogan do festival dizemos que os filmes são recomendados para crianças de todas as idades. Quando assisto aos filmes, vejo com olhar infantil”, revela Carla Esmeralda (foto acima, à esquerda), responsável pela programação. Exibida em Rio de Janeiro, Niterói e Brasília, a mostra passa por Campinas e São Paulo e posteriormente segue para Salvador, Aracaju, Recife e Belo Horizonte.

Em sua nona edição, o festival foi idealizado pela diretora Carla Camurati, depois de se deparar com um bando de crianças na fila de um cinema durante uma viagem para Estocolmo, na Suécia. “Quando a Carla viu aquela fila só de pequeninos e soube que se tratava de um festival de cinema infantil, se encantou com a ideia e ao voltar para o Brasil, me convidou para produzir o conteúdo”, conta Esmeralda. Os títulos são selecionados a partir de mostras em Berlim, Estados Unidos e Holanda. Juntas, Esmeralda e Camurati assistem cerca de 200 títulos, dos quais escolhem seus preferidos.



Além do entretenimento, a curadoria se preocupa em despertar o senso crítico das crianças com relação aos filmes. Na sessão “O Pequeno Jornalista”, um profissional é convidado a fazer uma crítica após as sessões, com o objetivo de despertar nos pequenos espectadores questões a respeito das motivações e escolhas dos diretores. “Em uma das sessões, uma criança perguntou para a jornalista o que ela fazia quando não gostava do filme. Ela respondeu que pesquisa a obra do diretor e procura entender o que ele quis dizer com aquela história. A criança rebateu, dizendo que se a jornalista não gostou daquele filme, deveria ver de novo e ela estava certíssima porque elas viram ‘As Aventuras de Azur e Asmar’, que é espetacular”, conta.

Das produções que passam por Campinas, Esmeralda destaca o dinamarquês “Meu Amigo Storm”, de Giacomo Campeotto, e “Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar”, de Hayao Miyazaki (“A Viagem de Chihiro”). O primeiro conta a história de um garoto solitário que encontra em um cachorro o amigo que precisava, e o último, trata do imaginário infantil em mais uma belíssima produção do diretor japonês. Ponyo será exibido durante o programa “O Pequeno Jornalista”.

Outros dois destaques desta edição são a inclusão das produções japonesas, pela primeira vez no festival, e uma seleção de filmes holandeses, em homenagem ao “ano da Holanda no Brasil”. A mostra oferece ainda uma seleção de curtas-metragens nacionais, que chamam a atenção para uma nova safra de diretores. “Acredito que surgirão novos cineastas no Brasil com o olhar voltado para o público infantil. Essa geração, em breve estará fazendo o ciclo de longas-metragens para crianças”, prevê.

Fonte: EpCampinas





Deixe seu comentário