“Inverno Instrumental” destaca programação de jazz e samba em Campinas

Em um dia de 2003, o arranjador e saxofonista Ohad Talmor estava no Brasil e foi assistir a um show da big band paulistana Soundscape. Conheceu o guitarrista Djalma Lima (foto), um dos integrantes da banda, e comentou que ainda naquele ano um dos maiores nomes vivos da história do jazz passaria pelo País, para tocar com uma formação de nove músicos. Mas o noneto de Lee Konitz, saxofonista que gravou com Miles Davis em “Birth of the Cool”, desembarcaria incompleto: foi necessário convidar cinco músicos brasileiros para duas apresentações.

“Passamos a semana ensaiando com ele”, recorda-se Djalma, músico que integra a programação do “Inverno Instrumental” do Almanaque Café, em Barão Geraldo, que começa nesta terça-feira (2) e segue até o dia 30. Além do guitarrista, nomes como  Hector Costita, Wilson Teixeira, David Spencer e Vinícuis Dorin compõem a programação que privilegia o jazz e a música nacional.

Os convidados são acompanhados pelo Samara Trio (Helder Samara, baterista; Felipe Silveira, piano e Pezim, contrabaixo). A apresentação de Djalma Lima acontece em 9 de agosto. “Vamos tocar standarts de jazz”, ele adianta, “das décadas de 40 a 60”. “Standarts” são músicas nomeadas dessa maneira por serem mais conhecidas, clássicas.

Curadoria
Além de integrar a banda que acompanha os convidados, o pianista Felipe Silveira assume a curadoria do “Inverno Instrumental”. “O estilo musical de todos eles tem a ver com trio que toca na casa”, explica, referindo-se ao Samara Trio, que passeia por jazz, bossa nova e samba.



“[O David Spencer] (foto) vai passar um tempo em guia de Campinas, ele vai ser diretor da Escola Americana de Música”, comenta o curador, que quando soube da vinda do trompetista americano para o Brasil, o convidou para participar da programação.

Spencer é um dos poucos músicos que já tocou no renomado Carnegie Hall, em Nova Iorque, tanto como artista de repertório clássico como de jazz. Ele também atuou como trompetista principal de numerosas orquestras mundiais, incluindo a Filarmônica de Seul, Câmara Manhattan Orchestra (NY) e a Orquesta Sinfonica de Asturias, na Espanha.

A atração de estreia é Hector Costita, nesta terça-feira (2), é saxofonista argentino, radicado no Brasil, considerado um dos pioneiros na fusão de jazz e samba. Já se apresentou e gravou com nomes como Lalo Schifrin, Sérgio Mendes e seu Conjunto Bossa Rio, Edison Machado, Elis Regina, Elizete Cardoso, Zimbo Trio, Hermeto Pascoal e Nelson Ayres.

A programação (veja abaixo) acontece todas as terça-feiras até 31 de agosto, sempre às 21h. O couvert musical é de R$ 15.

02/08 – Hector Costita
09/08 – Djalma Lima
16/08 – Wilson Teixeira
23/08 – David Spencer
30/08 – Vinícius Dorin

Serviço:
O quê: “Inverno Instrumental”
Quando: de 2 a 30 de agosto
Onde: Almanaque Café
Endereço: Av. Albino José Barbosa de Oliveira, 1240, Barão Geraldo
Informações e reservas: 3249-0014

Fonte: EpCampinas





Deixe seu comentário