Jovem é suspeito de roubar lojas de importados em Campinas

Um rapaz de 21 anos suspeito de integrar uma quadrilha especializada em furtar lojas de roupas importadas foi detido na madrugada desta terça-feira (3), em Campinas.

Segundo a Polícia Militar, o jovem e mais duas pessoas tentavam invadir uma loja na Rua Antônio Lapa, no Cambuí, a aproximadamente 300 metros do 13º Distrito Policial, quando foram flagrados pelos PMs.
Dois infratores conseguiram fugir.

De acordo com o delegado  do 13º DP, José Roberto Rocha Soares, a quadrilha era investigada há sete meses e é suspeita de ter roubado pelo menos dez lojas no Cambuí, área nobre da cidade. Os crimes aconteciam durante a madrugada, os ladrões usavam pés de cabra e alicates especiais para arrombar as lojas e levar as mercadorias, geralmente roupas importadas.

Diogo Ribas, lojista da região, chegou a instalar uma porta especial para reforçar a segurança. “Coloquei uma porta pantográfica, custou R$ 7 mil, além de ter que contratar seguranças para vigiarem a loja dia e noite”, lamenta ele, “Nos assaltaram duas vezes. A última foi em novembro, levaram a loja toda, praticamente.”

Uma busca na casa da mãe do suspeito, no Jardim Esmeraldina, revelou grande quantidade de mercadorias que teriam sido roubadas, incluindo uma bicicleta avaliada em R$ 5 mil. Donos de pelo menos três lojas reconheceram, entre a mercadoria apreendida, material que teria sido roubado de seus estabelecimentos.

O proprietário da loja assaltada, Marcos Medoruma, afirma que este foi o segundo assalto em três meses; “Não aguento mais, cheguei a pensar em fechar. O bairro não tem segurança”, disse o comerciante.



A opinião é compartilhada: José Carlos Menegazzo Ramos Paixão, dono de uma loja de materiais esportivos, diz que os lojistas dependem dos fornecedores para conseguirem se manter. “Temos que ficar repondo tudo, aqui no Cambuí está difícil. Procurei uma seguradora que recusou atender a loja, disse que tem assalto demais na região.”

O prédio da loja que foi alvo da quadrilha nesta terça-feira foi danificado, mas nada foi levado, segundo a polícia. O dono do estabelecimento comercial disse que esse é a segunda vez que ladrões atacam a loja em três meses.

O coordenador de operações do 8º Batalhão da Polícia Militar de Campinas, major Euclides Vieira, disse que com a prisão do suspeito e busca dos que fugiram, a PM vai monitorar para saber se mais quadrilhas agem na região.

Histórico
A perua utilizada nos crimes, uma Fiat Fiorino branca, já havia sido utilizada em outros roubos, como confirmam as imagens das câmeras de segurança das lojas assaltadas. Uma placa falsa foi colocada em cima da original, que revelava que a perua também já havia servido como veículo de fuga de uma procurada da Justiça em outra ocasião.

A fuga aconteceu em 2010 quando a procurada, uma mulher, compareceu à delegacia do 5° distrito para liberar o corpo do irmão falecido. Quando os policiais verificaram seus documentos, descobriram um mandado que a condenava a um ano de prisão. A mulher pediu para ir ao banheiro, acompanhada de uma escrivã. Com a ajuda do marido ela espancou a escrivã e fugiu na Fiorino branca.

Fonte: G1





Deixe seu comentário