Passagem de ônibus sofre aumento em Campinas

O Governo Federal se apressou para publicar na última semana, em edição extra do Diário Oficial, medida provisória que isenta do PIS/Cofins as passagens de transporte público para abranger as cidades do RJ e São Paulo.

Após segurar os aumentos das tarifas de ônibus, as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro promoveram os reajustes no último final de semana. O adiamento atendeu pedido do Ministro da Fazenda, Guido Mantega, temeroso em perder ainda mais o controle da inflação.

Como os índices estavam acumulados e, se fossem repassados integralmente, significariam aumentos muito grandes, o Governo Federal então, com o mesmo temor do impacto na inflação, desonerou o PIS/Cofins das atividades de transportes coletivos. Para atender Rio de Janeiro e São Paulo, o Governo publicou a medida provisória às pressas numa edição extra do Diário Oficial da União na última semana, que deixa claro que a desoneração vigora a partir da data de publicação.



Não são somente as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, além da Região Metropolitana de São Paulo, que terão aumentos nas tarifas dos transportes públicos.

No interior de São Paulo, as cidades aumentaram em 10% a tarifa de ônibus. O novo valor passou a valer ontem (2).

Os bilhetes de ônibus na cidade de Campinas passam de R$ 3,00 para R$ 3,30, valor superior ao da Capital Paulista, apesar de as cidades terem linhas bem mais curtas e poucas integrações.

Fonte: Blog Ponto de Ônibus





Deixe seu comentário