Promotoria denuncia 22 pessoas por suposto esquema de fraudes em Campinas

O Ministério Público ofereceu denúncia nesta quinta-feira (9) contra 22 pessoas envolvidas em um suposto esquema de fraude em contratos e licitações em Campinas. Entre os denunciados estão a primeira-dama da cidade de Campinas, Rosely Nassim Santos , e o ex-presidente da Sanasa, Luiz Castrillon Aquino, que denunciou o grupo que participaria das fraudes.

Os outros 20 acusados já estavam em uma lista de investigados pelo Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e foram alvo de uma megaoperação da Corregedoria da Polícia Civil no dia 20 de no mês de maio.

Deste grupo, sete pessoas tiveram a prisão preventiva decretada pelo juiz Nelson Augusto Bernardes, da 3ª Vara Criminal de Campinas. Duas foram presas na manhã desta sexta-feira (10): o ex-secretário de Segurança Pública, Carlos Henrique Pinto, e o ex-diretor financeiro da Sanasa, Marcelo de Figueiredo.

Estão foragidos a primeira-dama de Campinas, o ex-coordenador de Comunicação da prefeitura, Francisco de Lagos, o vice-prefeito, Demétrio Vilagra (PT), o ex-diretor de controle urbano, Ricardo Candia, e o ex-diretor técnico da Sanasa, Aurélio Cance Júnior. As prisões preventivas duram até o fim das investigações, mas os advogados podem pedir à Justiça que os clientes respondam em liberdade com um habeas corpus.



Na lista dos denunciados pela Promotoria também estão empresários que vão responder o processo em liberdade, pois, no entendimento do MP, colaboraram com a Justiça e confirmaram o pagamento de propina à Prefeitura e que por isso não precisam ser presos. De qualquer forma, todos vão responder por corrupção e fraude em licitações, formação de quadrilha e reiteração de conduta criminosa.

Lista de acusados pelo MP que tiveram a prisão preventiva decretada

Rosely Nassim Santos – primeira-dama ex-chefe de Gabinete da Prefeitura de Campinas (foragida)
Ricardo Candia – ex-diretor de Controle Urbano da Prefeitura de Campinas (foragido)
Aurelio Cance Junior – ex-diretor técnico da Sanasa (foragido)
Demétrio Vilagra – vice-prefeito de Campinas (foragido)
Francisco De Lagos – ex-secretário de Comunicação da Prefeitura de Campinas (foragido)
Marcelo de Figueiredo – ex-diretor comercial da Sanasa (preso)
Carlos Henrique Pinto – ex-secretário de Segurança Pública da Prefeitura de Campinas (preso)

Fonte: EpCampinas





Deixe seu comentário