Registros de temporais no verão crescem 30% em três décadas em Campinas

A intensidade dos temporais na cidade de Campinas aumentou 30% nos últimos anos na região de Campinas durante o verão, segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). O meteorologista e diretor do centro de pesquisas, Hilton Silveira, explica que o número de ocorrências de chuva tem diminuido, mas que os registros de intensidade têm sido cada vez maior.

Há pouco mais de dois meses do início de verão, as concessionárias de energia elétrica no interior do Estado de São Paulo já começaram a se planejar para o período de chuva forte, típicas da estação, já que entre os principais prejuízos com as tempestades estão os problemas com a rede elétrica.



Visitamos as sedes em Campinas da CPFL e da Elektro, que atendem as cidades do interior do Estado, para conferir como as empresas monitoram a aproximação de um temporal pelos centros de operações para tentar evitar que ocorra a falta de energia. Apesar da tecnologia que mostram imagens de satélites, no dia 7 de junho, por exemplo, a CPFL não conseguiu evitar o corte no abastecimento. Na data, a Defesa Civil registrou sete destelhamentos e 18 quedas de árvores, além de acidentes de trânsito. Vários bairros ficaram sem luz. Segundo o gerente de controle operacional da companhia, Rodrigo Bianchi, foi o pior temporal dos últimos 30 anos no Estado. Por isso, para o próximo verão, a CPFL vai contar com mais funcionários.

Já a Elektro investe em soluções tecnológicas para agilizar o trabalho. A troca de postes e a reparos na rede são feitas com a ajuda de equipamentos mais modernos. O gerente executivo de distribuição da empresa, Márcio Mário Zidan, explica que os equipamentos aceleram as atividades e ainda facilitam o acesso à àreas alagadas.

Contatos

A CPFL atende os consumidores pelo telefone 0800-0101010 ou pelo site cpfl.com.br. Já a Elektro faz o atendimento pelo telefone  0800 701 01021 ou pelo site elektro.com.br.

Fonte: EpCampinas





Deixe seu comentário