Diretor de Cultura assume Sinfônica de Campinas e suspende temporada

Após 29 dias sem o coordenador da batuta administrativa, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) ganha um diretor, mesmo que interino. Trata-se de Ricardo Braga, atual diretor de Cultura em guia de Campinas, que passa a acumular os dois cargos. A decisão foi tomada nesta terça-feira (28) durante reunião entre secretaria de Cultura, maestro Victor Toro, regente titular da OSMC; e uma comissão de músicos. Na falta ainda de um palco para apresentações e de um orçamento definido para orquestra, a temporada 2012 está a priori suspensa.

O G1 conversou com Artur Huf, coordenador da comissão de músicos da OSMC. Para o violinista, a chegada de um novo diretor a dois dias do fim das férias da orquestra traz alívio. “Temos uma liderança. Isso acalma”, avalia o músico. Quanto à nomeação de Braga, que no passado assumiu a pasta de Cultura em Holambra, no interior de SP; Huf aprovou a medida. “Além de mostrar que tem conhecimento no cargo, o diretor parece ter bom trânsito político e ser conhecedor da área cultural e da captação”.



Aliás, coube a Huf comentar sobre a suspensão da temporada 2012 da OSMC. As causas são duas: falta de espaço (após interdição do Convivência, a orquestra ficou sem morada) e orçamento indefinido (haverá cortes no quesito músicos internacionais convidados). “Até que isso não se resolva tudo fica no ar e não temos como começar”, explica. Por exemplo, o primeiro ensaio da OSMC, marcado para quinta-feira (1º), foi cancelado. “Será apenas uma reunião para a orquestra conhecer o secretário e o novo diretor”.

Câmara?
De acordo com Huf, caberá a dupla Toro e Braga correr atrás do tempo perdido e da morada provisória. Um dos locais cotados, dentre outros estudados pela secretaria de cultura, é o plenário da Câmara Municipal de Campinas. De acordo com a assessoria de imprensa da Câmara, coube ao vereador Arly de Lara Romeu (PSB) enviar um requerimento ao presidente da casa, solicitando o plenário como palco para a OSMC. O documento está em poder da procuradoria da Câmara, que analisa se não há nenhuma inviabilidade na organização dos concertos no espaço. A decisão não tem data prevista para ser divulgada.

Silêncio
De acordo com a assessoria de imprensa da pasta, Ricardo Braga não se pronunciará sobre o novo cargo. Para Flávio Sanna, secretário de Cultura, a medida da nomeação foi tomada em conjunto. “Já estamos verificando os possíveis locais para os ensaios”, explica Sanna. Contudo, não há nenhuma data para o anúncio da morada provisória. O impasse continua.

Fonte: G1





Deixe seu comentário