Campinas: Comissão aprova mudança do nome de aeroporto para Orestes Quércia

A Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (8) a proposta de mudança do nome do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, para Aeroporto Internacional Governador Orestes Quércia.

A alteração do nome do foi apresentada no início do mês de março pelo deputado federal Nelson Marquezelli (PTB), amigo pessoal do ex-governador Orestes Quércia, que morreu de câncer em 2010, aos 72 anos, e que começou sua carreira política em Campinas.

O projeto de lei tem um período máximo de aprovação de um ano. A proposta precisa passar em outras duas comissões na Câmara para seguir para votação.

Depois que tomou conhecimento do projeto, a sobrinha-trineta do maestro e compositor Antônio Carlos Gomes, Denise Maricato, iniciou uma petição na internet para buscar o maior número possível de assinaturas favoráveis a inclusão do nome do músico na identificação oficial de Viracopos, que passaria a ser reconhecido como Aeroporto Internacional de Viracopos Antonio Carlos Gomes.

Maricato teve a idéia de prestar a homenagem ao ancestral ilustre e defendeu que Carlos Gomes teria mais méritos para receber a homenagem. “O deputado que fez esse projeto não é de Campinas, e Quércia também não era. Não faz sentido”.



A origem do nome Viracopos
De acordo com a Infraero, estatal que administra os aeroportos, existem duas versões sobre a origem do nome Viracopos. A primeira, no início do século 20, sugere que houve um desentendimento entre o pároco do bairro e seus habitantes, numa noite de festa. Ocorreram bebedeiras e brigas que resultaram na quebra das barracas da quermesse da Igreja, derrubadas durante a confusão. A palavra usada pelo padre nos sermões, para se referir ao acontecimento, era “viracopos”.

Outra versão conta que no sítio hoje ocupado pelo aeroporto havia um bar onde tropeiros se encontravam para “virar copos”, descansar e trocar informações sobre viagens. “Viracopos” deu nome ao bairro e, posteriormente, ao aeroporto.

O aeroporto
Durante a Revolução de 1932, os paulistas usavam o local como campo de operações aéreas, e a pista foi construída à base de enxadas e picaretas. De lá, partiam para Minas Gerais. Depois de longo período de inatividade, em 1946 a pista foi limpa, realizada a terraplanagem e a extensão passou para 1.500m, quando o campo de pouso começou a ganhar forma, principalmente com a construção do primeiro hangar em 1948 e a estação de passageiros em 1950.

Em 19 de outubro de 1960, por meio da Portaria Ministerial n.º 756, Viracopos foi elevado à categoria de Aeroporto Internacional e homologado para aeronaves a jato puro. Ao longo dos anos, o aeroporto cresceu para acompanhar a evolução da aviação. A partir de 1978 a Infraero começou a administrar o Terminal de Cargas e, em 1980, recebeu do DAESP a administração geral do Aeroporto Internacional de Viracopos/ Guia da cidade Campinas.

Fonte: EpCampinas





Deixe seu comentário