Câmara debate instalação de empresa do TAV em Campinas

A Câmara dos Deputados debate nesta terça-feira (5) em Brasília a instalação da futura empresa de trens de alta velocidade (ETAV), em Campinas. Além de eleger a cidade como sede do escritório da empresa, os parlamentares analisam a autorização do BNDS a emprestar R$ 20 bilhões para o financiamento da obra.

O governo quer definir o mais rápido possível onde será o escritório central da ETAV, a empresa pública que vai construir e operar o Trem de Alta Velocidade (TAV). A empresa também vai ser responsável por receber a nova tecnologia ferroviária.



No ano passado, o governo mandou ao congresso um projeto de lei criando a ETAV. Mas para aprovar o mais rápido possível e liberar os recursos, o governo mudou a tática e a proposta foi incluída numa medida provisória que já estava em análise pelos parlamentares nesta terça-feira.

De acordo com edital do governo, o trem bala terá pelo menos nove estações: uma no Aeroporto do Galeão e outra no centro do Rio de Janeiro; duas no vale do rio Paraíba. Também nas cidades de Aparecida, no interior paulista no Aeroporto Internacional de Guarulhos; no Campo de Marte, em São Paulo, no Aeroporto de Viracopos e no Centro de Campinas. No entanto, o vencedor da licitação poderá construir outras paradas.

Fonte: EpCampinas





Deixe seu comentário