Campanha de vacinação antirrábica será no próximo fim de semana em Campinas

Cães e gatos dos distritos de Saúde Leste e Sul de Campinas devem receber a dose anual de vacina antirrábica no próximo fim de semana, sábado e domingo, 14 e 15 de setembro. A vacinação é gratuita e pode ser aplicada nos animais a partir do terceiro mês de vida. A Campanha nos distritos Norte, Noroeste e Sudoeste será nos dias 21 e 22 de setembro. A expectativa é vacinar 100 mil animais.

A vacinação é imprescindível para que a doença continue controlada no município. “Nas últimas décadas, temos verificado o chamado ciclo aéreo da doença, com o registro de casos em morcegos. Além disso, em agosto, após 10 anos sem incidência em bovinos, tivemos três casos em animais de Sousas e Joaquim Egídio”, conta o médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses, Ricardo Conde.

A grande preocupação é que os morcegos podem infectar os cães e principalmente os gatos, devido aos hábitos predatórios desta espécie animal. Assim, cães e gatos infectados poderiam reintroduzir a raiva no ser humano. O município de Campinas registrou seu último caso de raiva humana em 1981 e em 1982 foi registrado o último caso de raiva em cão.



A lista de postos de vacinação com endereços, datas e horários pode ser obtida pelo Serviço156 ou no portal da Prefeitura Municipal de Campinas.

Campanha de vacinação antirrábica será no próximo fim de semana em Campinas
Rate this post




Deixe seu comentário