Campinas esteve presente na Reunião para Fórum de Clubes Sociais Negros em Salto

Reuniões preparatórias para decidir sobre os clubes sociais das cidades – que são pontos de referência na comunidade – foram organizadas na tarde de 6 de agosto, na sede da Secretaria de Ação Social e Cidadania, em Salto.

Marcaram presença representantes das seguintes cidades: Araraquara, São Carlos, cidade Piracicaba, Jundiaí, guia de Rio Claro, Sertãozinho, Mogi das Cruzes, Encontra Campinas, Salto, entre outras. Estiveram presentes o vice-prefeito Juvenil Cirelli e o coordenador da Igualdade Racial, José Roberto Benedito.

A reunião foi uma das etapas do 1º Fórum Estadual de Clubes Sociais Negros do Estado de São Paulo, que acontece no dia 17 de setembro (sábado), em Araraquara – SP.

Definição

Os Clubes Sociais Negros, segundo a Comissão Nacional, definem-se enquanto “espaço associativo do grupo étnico afro-brasileiro, originário da necessidade de convívio social do grupo, voluntariamente constituído e com caráter beneficente, recreativo e cultural, desenvolvendo atividades num espaço físico próprio.”

A realização de um Fórum de Clubes Negros do Estado de São Paulo faz-se necessária para que sejam identificadas as principais demandas dos Clubes do estado, mapear as entidades existentes, socializar as conquistas realizadas pela Comissão Nacional dos Clubes Sociais Negros e construir propostas para salvaguarda destas importantes entidades negras.

Objetiva-se ainda a criação de uma rede dos Clubes Sociais Negros do Estado com vistas a implementar melhorias coletivas para estes espaços de memória da cultura africana e afro-brasileira visando principalmente a operacionalização de projetos e programas de melhoria das condições de vida da comunidade negra, já que através de um mapeamento preliminar, realizado pelo Clube 28 de Setembro de Jundiaí, foi possível localizar aproximadamente 20 Clubes.



Desde 2009 reuniões sistemáticas vêm sendo realizadas no Estado de São Paulo com os representantes dos Clubes: Recreativo e Beneficente “13 de Maio” (Bragança Paulista), Centro Cultural Recreativo Benedito Carlos Machado – Machadinho (Campinas), Clube Sete de Setembro (Itatiba), Clube Beneficente Cultural e Recreativo Jundiaiense ’28 de Setembro’ (Jundiaí), Sociedade Matonense “Henrique Dias” (Matão), Sociedade Beneficente “13 de Maio” (Piracicaba), Associação Instrutiva e Recreativa José do Patrocinio (Salto), Gremio Recreativo Familiar “Flor de Maio” (São Carlos), Clube José do Patrocinio e Clube Tamoio (Rio Claro).

Nessas reuniões ocorreram as seguintes deliberações:

– Realização do I Fórum Estadual dos Clubes Sociais Negros do Estado de São Paulo, na cidade de Araraquara;
– Formação de uma comissão organizadora;
– Criação da logomarca dos Clubes de São Paulo;
– Formato e metodologia do evento;
– Padronização do mapeamento dos clubes;
– Participação dos Núcleos de Estudos Afrobrasileiros – NEAB;
– Estratégias para implementar soluções coletivas de gestão;
– Proposta de salvaguarda do patrimônio histórico e imaterial dos Clubes Negros do Estado de São Paulo;
– Encaminhar os resultados do Fórum à SEPPIR e outros organismos públicos e privados, para que de forma conjunta sejam viabilizadas as deliberações do Evento, de forma a preservar a história dos Clubes.

Fonte: Portal Itu





Deixe seu comentário