Campinas: Saúde quer vacinar mais 11 mil crianças contra o sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde de guia de Campinas, por intermédio da Coordenadoria de em Saúde (Covisa), pede aos pais e responsáveis que levem seus filhos de 1 a 6 anos de idade até a unidade de saúde mais próxima para serem vacinados contra o sarampo. A campanha de vacinação prossegue até esta sexta-feira, 22 de julho.

Até o momento, 77.596 mil crianças já foram imunizadas em Campinas, o que corresponde a 86% do público-alvo. Ainda devem ser aplicadas 11 mil doses para atingir a meta de 95% de crianças vacinadas.

As menores coberturas continuam nas faixas etárias de 1, 5 e 6 anos, com, respectivamente, 80,3%, 73,6% e 64,7% dos grupos vacinados no período. Dentre as crianças de 2 a 4 anos, a meta de 95% já foi atingida, porém, quem ainda recebeu a vacina pode ir às salas de vacinação.

A enfermeira sanitarista da Covisa, Maria Alice Satto, reafirma que a vacina tríplice viral, além do sarampo, protege também contra a rubéola e caxumba. “Os pais e responsáveis não podem descuidar, pois a campanha vai até sexta-feira e todas as crianças entre 1 e 6 anos precisam ser imunizadas”, coloca Maria Alice.



Sintomas

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população para que esteja atenta aos sintomas do sarampo. Os principais são febre e exantema (manchas avermelhadas no corpo), acompanhados ou não de tosse, coriza e conjuntivite. Nesses casos a recomendação é para que a pessoa procure imediatamente um posto de saúde e evite contato desnecessário com outras pessoas até que receba avaliação médica.

Campanha contra sarampo entra na reta final e vacina 8 milhões

O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção. No Brasil, o estado de Minas Gerais é o que mais avançou na campanha.

Fonte: Prefeitura de Campinas





Deixe seu comentário