Campinas vacinou 22,3 mil pessoas contra a gripe no sábado

O balanço geral da vacinação contra a gripe em Campinas no sábado, dia 5 de maio, fechou em 22.343 doses aplicadas em toda a cidade, o que corresponde a 11,57% do total de 193 mil pessoas que podem ser vacinadas pela Secretaria de Saúde.

Os números foram resultado do esforço da Secretaria, que disponibilizou 171 pontos de vacinação no sábado, dia de abertura da campanha. A partir desta segunda-feira, dia 7 de maio, até o dia 25 de maio, término da campanha, os 63 Centros de Saúde farão a aplicação das vacinas.

A campanha pretende vacinar o grupo prioritário, que corresponde a pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, crianças que tenham idade entre seis meses e menores de dois anos, indígenas, profissionais de saúde e doentes crônicos como diabéticos.

Na cidade, a meta é vacinar cerca de 154 mil pessoas, que correspondem a 80% da população dentro do grupo prioritário. Ou seja, da meta, 14,5% já foram vacinados.

Foram 3.920 crianças, 864 funcionários da saúde, 1.254 gestantes e 16.305 pessoas com 60 anos ou mais vacinadas. A previsão é que até o dia 10 de maio sejam vacinadas 74 mil pessoas.

A enfermeira sanitarista da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA), Maria Alice Sato, reforçou o recado do prefeito Pedro Serafim na abertura da Campanha, quando ele garantiu que a vacina é segura para as grávidas. “É muito importante as grávidas se vacinarem porque elas foram o grupo mais afetado em relação à gravidade dos quadros. O vírus desta vacina é inativo, o que garante que ele não faz mal”, garantiu Maria Alice.

Vacina

A vacina é trivalente, imuniza contra os vírus A (H1N1 e H3N2) e B. A vacinação contra a gripe é segura, eficaz, não transmite o vírus e é um dos meios de proteger esse grupo de risco contra complicações que a doença pode trazer, como pneumonias. Ela causa ainda impacto na diminuição das internações hospitalares. Para tomar a vacina é necessário levar a caderneta de vacinação.



No Brasil, as campanhas de vacinação contra a gripe na população idosa são realizadas desde 1999, sempre entre os meses de abril e maio, período que antecede o inverno, a época de maior incidência de circulação do vírus. A partir de 2010 foram introduzidos os demais grupos na campanha de vacinação nacional.

Dois meses após a vacinação o organismo humano apresenta os maiores níveis de anticorpos contra a doença, assim quando há o aumento da ocasião de incidência as pessoas estarão protegidas. Dentro de quinze dias após a vacinação as pessoas já estão imunizadas.

Saúde Bucal

Até o dia 25 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde também promove a 11ª Campanha de Prevenção e Detecção Precoce de Câncer Bucal. Organizada em âmbito estadual pela Secretaria de Estado da Saúde, a campanha foi planejada de modo a envolver, principalmente, a população com idade acima de 60 anos.

Os usuários dessa faixa de idade serão convidados a fazer o exame clínico nos tecidos moles da boca, como língua, lábio e bochecha. Os casos diagnosticados com lesões serão encaminhados para tratamento nas próprias unidades de saúde. Na eventualidade de algum exame apresentar suspeita de malignidade, o paciente será encaminhado para as referências especializadas junto aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) do Ouro Verde e do Florence, além da Clínica de Diagnóstico Bucal da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC).

O diagnóstico preventivo aumenta em 80% as chances de cura da doença e que o exame do profissional do sistema de saúde é rápido e indolor. Haverá material educativo para ser utilizado durante as ações preventivas e distribuído aos participantes. Em 2011 foram examinados 26.974 usuários, sendo que deste total, 25.397 apresentaram normalidade e o restante, 1.237, que representam 4,58% dos examinados, apresentaram algum tipo de alteração e foram encaminhados para algum tipo de tratamento.

Fonte: Portal Novidade





Deixe seu comentário