Falta de médicos causa transtornos em posto de saúde de Campinas

A ausência ao plantão de três clínicos gerais no posto de saúde do bairro São José, em Campinas, na manhã deste sábado (12) causou transtornos aos pacientes que procuraram atendimento.

Eles foram orientados por funcionários a seguir para outras unidades de saúde, como os hospitais municipais Mario Gatti e Ouro Verde. No posto de saúde, apenas dois pediatras compareceram no plantão e dois médicos permaneciam no pronto-socorro para atendimentos de emergência.

Depois de duas horas de espera, o pintor Francisco Saraiva, que chegou às 6h ao posto com suspeita de pneumonia, contou que muitos pacientes foram obrigados a ir embora sem serem examinados. “Aí agora nós vamos para casa e depois procurar outro médico”, diz Saraiva.



“Se a gente passa mal, a gente vai recorrer onde?”, diz a aposentada Neusa Gonçalves. Ela necessita retirar a receita médica de um remédio para diabetes, mas não conseguiu. “Depender da vontade deles, é um absurdo. Não tem condição. A gente vai esperar até quando?”, desabafa a aposentada.

A atendente de telemarketing Cintia Simões de Oliveira afirma que o problema não ocorre somente nos plantões de fim de semana. “Não é de hoje. Faz 15 dias que eu estou doente e venho atrás de médico e não encontro. Eu acho que isso é uma falta de respeito com as pessoas”, diz ela.

Contratações
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Campinas, há pelo menos três meses existe problema de falta de profissionais na área da saúde. A realização de concursos públicos para contratação de mais 300 profissionais integra as medidas que integram um plano de ação para os 100 primeiros dias da nova administração.

Fonte: G1





Deixe seu comentário