Festival de Teatro Infantil estreia em shopping de Campinas

Histórias que se passam nos confins da Arábia, em florestas encantadas ou em reinos fantásticos. Os cenários dos contos infantis são muitos. Com o objetivo de tornar as férias da garotada mais prazerosa, o Teatro do Parque Dom Pedro Shopping no Guia Campinas, apresenta algumas narrativas no Festival de Teatro Infantil, que começa nesta terça-feira (4). A programação é formada por cinco espetáculos, que ficam em cartaz até o dia 30 de janeiro.

E nada melhor do que clássicos. Segundo o diretor do espetáculo “A Nova Roupa do Rei”, Juliano Barone, a ideia de adaptar um clássico serve como uma maneira de atingir públicos diversos. “Para mim, teatro infantil é teatro para a família, portanto o texto é direcionado a pessoas de todas as idades”.

Brincando com os estilos e as formas na hora de levar a história para o palco, Barone decidiu vestir máscaras nos personagens da corte do rei. “Foi uma escolha para diferenciar o personagem que faz parte do reino e que pensa de uma forma e o estrangeiro”, argumenta.



Além do visual, a linguagem usada pelos atores também ajuda na diferenciação dos personagens. “O público poderá perceber a fala mais rebuscada dos habitantes do reino, enquanto os dois viajantes se comunicam de uma maneira mais coloquial. Tudo ajuda a formar a personalidade”, explica Barone.

Para adaptar a história originalmente passada no norte europeu para o público brasileiro, a música foi uma das protagonistas: na trilha do espetáculo foram incluídos ritmos do frevo, forró e maracatu, para aproximar a trama da plateia.

Preocupado em levar mais que entretenimento ao público, Barone, que é educador, acredita na importância do conteúdo da peça. “Nosso espetáculo fala sobre o ambiente político, no qual o governante só se preocupa com coisas fúteis ao invés de cuidar de seu povo. Teatro não é só diversão, mas também é uma forma leve, divertida e lúdica de tratar temas relevantes e propiciar uma discussão sobre eles”, diz.

Fonte: EpCampinas





Deixe seu comentário