Igreja em Campinas é usada para agendar consultas de posto de saúde

Para agilizar o agendamento de consultas e evitar lotação no Posto de Saúde do DIC III, na cidade Campinas (SP), uma equipe da Saúde da Família usa todas as quartas-feiras o salão de uma igreja católica, que fica ao lado, para os agendamentos.

São dois médicos, um da família e uma ginecologista, que usam até computadores e internet móveis próprios para atender as pessoas.  Não são feitas consultas, mas uma conversa com os usuários possibilita os profissionais verificarem quem precisa de uma consulta no posto com urgência ou pode esperar um pouco mais.

“Trouxemos para cá para ter uma gestão melhor desta agenda, para que eu consiga melhor decidir, com a equipe, a necessidade de cada paciente”, explica o médico Francisco da Cunha. Em média, são 56 pessoas atendidas no salão paroquial. Destas, 35% nem precisam de nova consulta no posto porque conseguem renovação de receitas médicas de uso contínuo ou pedido de exames.   “Este esquema ficou bom, porque se precisar marca uma consulta no posto”, disse Maria Lúcia Santos, que usou o espaço para apenas mostrar exames de mamografia para o médico que a acompanha.“Aqui ficou ótimo, porque eles fazem encaminhamento, pedem urgência”, afirma Terezinha Cavalcante . “Aqui tem mais espaço”, completa Gabriel Araújo.



A Secretaria de Saúde na Cidade Campinas, por meio da assessoria de imprensa, informou que o agendamento formal de consultas é feito no posto. A equipe que usa o salão da igreja faz este trabalho para que seja mais rápido e mais próximo dos moradores.  O local foi escolhido por ser próximo da unidade médica municipal. Sobre o uso de internet e computadores particulares, a Prefeitura de Campinas informou que os profissionais podem usar os da administração após o atendimento na Igreja, já que no atendimento formal as equipes não utilizam estes dispositivos.

Fonte: G1





Deixe seu comentário