Localizadas mais antenas em terrenos de filha de ex-diretor da prefeitura de Campinas

Pelo menos mais oito antenas de telefonia celular em Campinas estão instaladas em terrenos pertencentes a uma empresa que tem como sócia Rafaela Costa Cândia, filha do ex-diretor de urbanismo da cidade, Ricardo Cândia. Na terça-feira (19), a EPTV divulgou o conteúdo de documentos recebidos pela produção que apontavam dois terrenos da mesma empresa – CD Empreendimentos – que foram alugados para operadoras de celular: na Rua Restinga, no Jardim das Andorinhas, e na Vila Aeroporto, quadra 60, lote 13.

Portando, da lista de 18 endereços que foram indicados na denúncia, dez já foram confirmados até agora como pertencentes à CD Empreendimentos. Eles estão na Rua Colomba Ricci, no Jardim Carlos Lourenço, Rua Santa Maria Madalena Postel, no Jardim Santa Lúcia, Rua Francisco Mesquita, na Vila Brandina, além de áreas na Avenida Ibirapuera, Rua Pedro Tauil, Rua Antonia de Souza Pereira, Rua Bernardino Bonavita e Rua Alberto Bosco, além dos terrenos na Rua Restinga e na Vila Aeroporto.

A confirmação de que os novos terrenos pertencem à empresa da filha de Ricardo Cândia foi conseguida a partir do cruzamento de informações. Com base no Diário Oficial, foi feito o levantamento dos terrenos pertencentes à CD Empreendimentos,  e seus respectivos códigos cartográficos. Para decifrar o endereço, foi necessário acessar o cadastro do IPTU pelo site da Prefeitura de Campinas, onde estão registrados os códigos cartográficos e os endereços correspondentes.



Ricardo Cândia foi sócio da empresa CD Empreendimentos até 2008, quando transferiu o negócio para a filha. O que levanta tantas dúvidas é o fato da família do ex-diretor ter negócios com tantas empresas que precisam de autorização da prefeitura para instalação de equipamentos. Uma torre de telefonia celular só pode ser instalada depois da emissão de alvarás pela Secretaria de Obras e Secretaria da Saúde, já que há vários critérios técnicos a serem observados para minimizar os riscos aos moradores.

Outro detalhe importante é que uma ordem de serviço de 2008 determinou que a prefeitura não poderia mais autorizar nenhuma antena de celular na cidade até aprovação de outro projeto de lei. Portanto, todas as antenas que foram instaladas depois disso estão irregulares.

No entanto, em pelo menos duas áreas mostradas pela EPTV na terça-feira, o contrato foi feito em 2010. Um e-mail com a lista de todos os endereços comprovados como pertencentes à CD Empreendimentos foi enviada às 16h30 desta quarta-feira ao Departamento de Urbanismo para saber se foi autorizada ou não a instalação das antenas.

A assessoria de imprensa da prefeitura informou que não conseguia confirmar a informação ainda nesta quarta-feira porque depende de um levantamento detalhado. Por isso, continua a dúvida se houve autorização para que as antenas fossem instaladas em áreas do família do ex-diretor de urbanismo.

A administração municipal informou que somente na próxima semana deve mandar fiscais a todos os endereços citados para ver se a situação está regular ou não.

Desde terça-feira, a produção da EPTV tenta contato por telefone com Ricardo Cândia, mas até o momento não ele não foi encontrado.

Fonte: EpCampinas





Deixe seu comentário