TRE registra 272 processos da região de Campinas relacionados à eleição

A Região Metropolitana de Campinas (RMC) gerou, até este domingo (2), 272 processos relacionados à eleição no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), segundo dados disponibilizados pelo órgão na internet. A maioria dos casos refere-se a recursos sobre irregularidades em propagandas ou no registro de candidatura. A cidade de Paulínia (SP) é a “campeã”, com 133, número superior ao de Campinas (SP) e até da capital.

No dia 23 de agosto, quando encerrava o prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral para julgamento de todos os recursos de registro de candidatura nos tribunais regionais, o TRE-SP admitiu que não cumpriria o calendário por conta do alto volume de processos na casa. Na ocasião, o órgão informou que, até o dia 22 de agosto, corriam na corte 2.127 recursos e 917 haviam sido julgados.



Paulínia
O volume de recursos relacionados a candidatos de Paulínia chama a atenção quando comparado com outras cidades com número maior de candidatos e eleitores. Em Campinas, por exemplo, cidade que tem quase três vezes mais candidatos, o número de recursos tramitando até agora no TRE é 45. Se comparado, inclusive, com a capital paulista, o município supera em volume de recurso, já que São Paulo gerou até agora 78 processos ao tribunal.

O número reflete o clima quente da campanha eleitoral deste ano em Paulínia. Em pouco mais de um mês de campanha, a disputa local já teve candidato a prefeito afastado de partido por acusações de pedofilia, anúncio de renúncia de candidatura e candidatos barrados pela Lei da Ficha Limpa.

Em contrapartida a Paulínia, as cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) com menos recursos tramitando no TRE-SP são: Cosmópolis (1); Engenheiro Coelho (2); Holambra (2); e Encontra Santa Bárbara d’Oeste (2). Veja o quadro abaixo com os demais municípios que compõem a RMC.

Fonte: G1





Deixe seu comentário