Ações em Campinas alertam sobre riscos de ataques cardíacos

Ações educativas com a proposta de alertar os moradores de Campinas (SP) sobre os riscos de problemas cardíacos vão ser realizadas nesta segunda-feira (12) no Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A proposta foi elaborada pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac), e faz parte da programação do Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita.

Segundo a Sobrac, a doença de arritmia cardíaca, atinge 20% da população no Brasil, ou seja, quase 40 milhões de pessoas, o equivalente a toda a população do estado de São Paulo. No levantamento realizado pela entidade mostra que ocorrem pelo menos 300 mil mortes por ano em decorrência das arritmias cardíacas e morte súbita.



A arritmia é doença silenciosa e pode não provocar dores com antecedência e ser desencadeada por diversas razões. “Sem um exame clínico e um eletrocardiograma acaba não se fazendo o diagnostico da doença”, explica o médico Márcio Figueiredo.

Segundo o médico, a prevenção se torna mais importante pela possibilidade de provocar uma parada cardíaca. “O fundamental nesta situação é a prevenção com cuidados na saúde cardiovascular como um todo e nas pessoas com risco maior com uma investigação mais profunda”, disse.

As palestras, treinamento e orientações ocorrem das 9h às 17h, na Cidade Universitária Zeferino Vaz, na Rua Vital Brasil, número 251.

Fonte: G1





Deixe seu comentário