Um torneio amistoso de robótica, organizado por estudantes da Unicamp, colocou robôs construídos com peças de Lego para disputar, em um ringue adaptado, partidas de sumô. A competição, com universitário da cidade de Campinas, da USP e da Universidade Federal de Itajubá (MG), também teve entre as categorias disputa de hóquei. O evento na cidade Campinas foi realizado na tarde desta quinta-feira (5), na universidade do interior paulista.
Enquanto realizavam os últimos ajustes no robô da equipe Fênix, os estudantes da Unicamp Rodrigo Dias e Erick Perillo explicam que as regras seguem a mesma linha da luta de sumô entre humanos. Os robôs são programados e têm um sensor para impedi-los de ultrapassar o traçado branco do ringue que, assim como na luta original, é em formato de círculo. Quem conseguir tirar o oponente da área delimitada vence a batalha.
“Nós já disputamos dois campeonatos com este robô. Hoje, depois de algumas melhorias, nós vamos fazer este treino para nos preparar para a próxima competição oficial, no dia 6 de julho, que terá robôs de universidades de todo o país”, conta Dias.
As máquinas são todas construídas pelos próprios estudantes, que se divertem com o “poder de destruição” dos robôs. Durante um aquecimento para a disputa de hóquei, os robôs de controle remoto se chocam a alta velocidade enquanto peças voam no saguão.
“A ideia desse encontro é tornar mais conhecido o nosso curso (mecatrônica). A gente aproxima a nossa atividade das pessoas, quando elas veem que não é tão remota a possibilidade de ter um robô em casa”, diz a estudante Giovanna di Palermo Perez, integrante da comissão organizadora.
Os confrontos ocorreram no saguão do Ciclo Básico 2 e, como trata-se de um “ensaio” para as disputas oficiais, não foi divulgado resultado. A disputa foi uma das atividades da Semana da Engenharia de Controle e Automoção, que segue até sexta com palestras e outras atividades.
Fonte: G1