Campinas: Bosque dos Jequitibás passa por obras de adequação do Ibama

O Bosque dos Jequitibás, em Encontra Campinas, está passando por um processo de revitalização desde o início desta semana. De acordo com o Departamento de Parque e Jardins (DPJ), responsável pela obra, 12 homens trabalham na reforma, que está sendo feita por etapas e atende às normas estabelecidas pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ibama (Instituto de Meio Ambiente e de Recursos Naturais).

As principais intervenções estão sendo feitas no recuo dos recintos dos animais. Os espaços entre a grade e área dos visitantes precisam de um recuo de, no mínimo, 1,5 metro. Além disso, todos esses espaços estão recebendo novo paisagismo com solo impermeável. A princípio feito no local das araras, o recuo será adotado posteriormente nos recintos dos quatis, tamanduás-bandeira, corujas, maritacas e papagaios.
De acordo com a coordenadora do bosque, Eliana Ferraz, os animais não precisarão ser remanejados durante o processo, já que as intervenções são feitas na parte externa dos recintos.

Infraestrutura

Outro trabalho de revitalização no Bosque acontece na lagoa principal, onde foi detectado um vazamento. O lodo está sendo retirado do local e será instalado um piso para evitar futuras infiltrações. As obras atingem ainda a parte externa no entorno do bosque, na Rua General Marcondes Salgado, cujo alambrado está sendo restaurado.



Para facilitar o acesso dos frequentadores do Bosque, todas as escadas estão sendo substituídas por rampas de acesso, com pisos nivelados, que previnem contra a umidade. Durante todo o período de obras, o Bosque continuará aberto ao público.

Bosque dos Jequitibás

Com 100 mil metros quadrados, o Bosque dos Jequitibás possui uma reserva florestal de Mata Atlântica, fontes, bicas de água potável, além do zoológico, reconhecido pelo Ibama, com 300 espécies de aves, répteis e mamíferos (como anta, veado, leões, macacos, babuínos, hipopótamos, tigre, onça). O Bosque contém ainda um aquário, teatro para apresentação de peças infantis, playground, pista de cooper, lanchonetes e trenzinho, quiosques, e cinco museus, entre eles o de História Natural, tombado pelo Condephaat.

Fonte: EpCampinas

Campinas: Bosque dos Jequitibás passa por obras de adequação do Ibama
Rate this post




Deixe seu comentário