Aeroporto de Campinas recebe 600 toneladas de material para Fórmula 1

O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 começa a ganhar forma. Horas depois de os primeiros integrantes das 12 equipes chegarem ao país e já ocuparem os boxes do Autódromo de Interlagos, foi a vez dos equipamentos desembarcarem em solo brasileiro. Na madrugada desta terça-feira, aviões vindos dos Estados Unidos – que sediaram no último domingo a penúltima etapa da categoria neste ano – descarregaram o material que será usado pelas escuderias durante a semana que decide o campeão mundial.

O primeiro voo desembarcou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, às 23h10. Trouxe 112 toneladas de equipamentos de várias equipes, entre elas Ferrari e RBR, cujos pilotos – o espanhol Fernando Alonso e o alemão Sebastian Vettel – disputam o título. Outras escuderias que já estão fora da disputa, como McLaren, Mercedes e Toro Rosso, também estiveram presentes no voo.

Ao todo, a Fórmula 1 traz ao Brasil 639 toneladas de materiais espalhados em seis voos. As escuderias também optam por trazer parte dos objetos por navios pelo porto de Santos, no litoral paulista. Em Viracopos, o serviço de desembarque foi até 12h40, conforme previsto. Ao longo da madrugada e da manhã, 76 carretas partiram em comboio para o circuito de Interlagos. A carga foi dividida em 217 volumes e seguiu fracionada para São Paulo, sob escolta armada. A previsão é que todo a operação termine por volta das 20h desta terça, com 100% dos equipamentos já em Interlagos. Os aviões voltaram para os Estados Unidos e só retornam ao Brasil na segunda-feira, para recolher os equipamentos.



– A nossa preparação começa cerca de três meses antes da corrida, quando as autoridades envolvidas no evento se reúnem para definir as diretrizes e a organização. A Fórmula 1 é ágil por si só, e não seria nossa equipe que ia ficar para trás – brincou o gerente de logísticas de Viracopos, Ricardo Augusto Luize, que acompanhou o início da chegada dos materiais.

O desembarque de materiais em Campinas já virou rotina. A cidade participa do evento desde 1990, quando o circuito de Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro, foi excluído do calendário de provas e deu lugar a Interlagos, na capital paulista.

A corrida do próximo domingo definirá o título da temporada. Sebastian Vettel tem 273 pontos e lidera o Mundial. Fernando Alonso está em segundo, com 260 pontos. O alemão será campeão se chegar em quarto, sem se preocupar com a posição do rival. O espanhol precisa vencer e torcer para o alemão chegar em quinto. Se o espanhol for o segundo, torce para Vettel ser, no máximo, oitavo. Caso chegue em terceiro, o adversário terá de chegar em décimo.

Fonte: G1





Deixe seu comentário