Renata Sunega é a nova secretária de Cultura de Campinas

Renata Sunega é a nova secretária de Cultura de Campinas, confirmou para reportagem do EPTV.com o diretor de Comunicação da prefeitura, Francisco de Lagos. Ela assume o lugar de Arthur Achilles, que continua à frente da orquestra sinfônica da cidade.

As especulações sobre a mudança na pasta de cultura da cidade surgiram na tarde desta segunda-feira (10), quando o prefeito Hélio de Oliveira Santos, pelo Twitter, disse que a Secretaria de Cultura acabava de “ser decidida”.

Em seguida, o prefeito adiantou os desafios de quem assumisse a secretaria: “Diálogo com diferentes setores culturais, a descentralização das manifestações para os espaços culturais criados pela administração, integração com as secretarias de Educação, Esporte, Urbanismo; e com setores estratégicos da sociedade: universidades, centro de artes e movimentos populares”.

Nova secretária



Renata Sunega ocupou até então o cargo de assessora de Projetos Especias da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura e esteve à frente das duas edições do Festival Internacional da Leitura de Campinas, o Filc. Em entrevista à reportagem da EPTV na noite de segunda-feira, logo após seu nome ter sido ventilado, Renata disse que não estava surpresa com a especulação.  “Há cinco anos estou envolvida com a cultura de Campinas. Por três anos atuei como coordenadora na Coordenadoria de Extensão Cultural e há dois estou na de projetos especiais. Conheço bem os grupos e atividades artísticas da cidade”, avaliou.

A nova secretária é formada em História da Arte.

Ex-secretário

Arthur Achilles vinha sendo alvo de críticas de setores culturais da cidade. O secretário era cobrado pela falta de uma política pública de continuidade. Estaria instaurada em Campinas uma “política de eventos”, onde a cultura era levada apenas por meio de ações pontuais.

Outro motivo de insatisfação era referente ao Fundo de Investimentos Culturais de Campinas, o Ficc, que foi pago com atraso aos projetos selecionados em 2008/2009.

Fonte: EpCampinas





Deixe seu comentário