Campinas tem quatro mil pessoas esperando por cirurgia ortopédica

A fila de espera por cirurgias ortopédicas chega a sete meses em Campinas. Segundo dados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, instalada na Câmara Municipal, a cidade tem cerca de quatro mil pessoas esperando por uma operação. Na segunda-feira (2), o presidente do Hospital Mário Gatti, onde a espera por cirurgia ortopédica chega a 30 dias, justificou a demora pela falta de pessoal na instituição.

O Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) tem a a maior fila de espera entre as quatro instituições que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. No HC, 1,5 mil pacientes esperam pelo procedimento.



No Mário Gatti são mil pacientes e no Celso Pierro, 700. O Hospital Ouro Verde tem capacidade para realizar 200 cirurgias por mês, mas somente 90 são feitas.

O coordenador do setor de ortopedia do Celso Pierro e do Ouro verde, José Luis Zabeu, afirma que o problema pode ser resolvido com gerenciamento. “Nós precisamos fazer com que entraves políticos e administrativos não impeçam o repasse das verbas, para que a rede pública possa oferecer para a população o que ela precisa”, afirma Zabeu.

Sequelas

Segundo o ortopedista Paulo Paes Pereira, em casos de fraturas ou rompimentos de tendões, a cirurgia deve ser realizada imediatamente. Caso o paciente tenha que espera muito para ser operado, o osso pode, em casos extremos, não se recuperar.

Fonte: G1





Deixe seu comentário