Sinfônica de Campinas faz o primeiro concerto de 2012 nesta sexta

O maestro Victor Hugo Toro abre a temporada com a protofonia da ópera “II Guarany”, do compositor campineiro Carlos Gomes. O repertório traz na sequência a Sinfonia número 04 em Ré menor, opus 120, Introdução, Allegro, Romanza, Scherzo e Finale, executada numa só peça, do alemão Robert Schumann. A orquestra fará uma pausa de 15 minutos de intervalo e encerra o concerto de abertura com o músico russo Piotr Ilich Tchaikovsky, com a execução da sua Sinfonia Número 04 em Fá menor, opus 36.

A entrada para o evento é gratuita, mas como o plenário da Câmara tem capacidade para 350 pessoas, a distribuição de entradas terá início uma hora antes da apresentação até o limite do espaço.

Após a abertura da temporada deste ano, a Sinfônica já tem outras cinco apresentações confirmadas. Nos dias 20 e 21 de abril faz concertos no Auditório de Medicina da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No dia 27, a apresentação  será na Casa de Portugal. Em maio, nos dias 11 e 12, a orquestra volta ao mesmo espaço na Unicamp para comemoração ao Dia das Mães.



O início das apresentações em 2012 estava previsto para o começo de março, mas foi adiado porque a orquestra estava sem um local para ensaios após a interdição do Centro de Convivência Cultural. Os ensaios só foram retomados em março, na Casa de Portugal, e a previsão inicial era de que as apresentações começassem no último fim de semana de março.

“Diferentemente dos outros anos, vamos elaborando a temporada no decorrer do ano. Enfrentamos muitas dificuldades, especialmente em relação aos locais de ensaios e apresentações, mas estamos superando os obstáculos com dedicação e trabalho. Buscaremos realizar uma temporada mais digna possível, com o rigor musical que a história da Sinfônica de Campinas pede”, diz o diretor da Sinfônica, Tite Stopiglia.
Serviço:

Música: Orquestra Sinfônica de Campinas
Local: Câmara Municipal de Campinas. Av. da Saudade, 1004, Ponte Preta
Data: 13 de abril
Horário: 20 horas
Entrada: gratuita (distribuição de entradas uma hora antes do concerto)

Fonte: Prefeitura de Campinas





Deixe seu comentário