Falha em sistema impede emissão de nota fiscal de serviços em Campinas

O sistema de emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFSe) em Campinas apresenta falhas desde sexta-feira (31) e o problema causa transtornos para os comerciantes da cidade. De acordo com a prefeitura, a página saiu do ar definitivamente na segunda-feira (3) e a empresa Desenvolvimento de Sistemas Fiscais Ltda (DSF), responsável pelo sistema, será notificada nesta terça-feira (4). Os problemas começaram após uma atualização realizada pelo desenvolvedor na sexta-feira. Diariamente, são emitidas cerca de 40 mil notas fiscais.

Na página na internet da NFSe, foi publicada uma mensagem informando que o sistema passa por manutenção técnica, impossibilitando a utilização para a emissão de notas. A Secretaria Municipal de Receitas informou que a empresa ser notificada porque descumpriu a cláusula contratual de prestação de serviços. Um processo disciplinar também será aberto. Até que o problema seja solucionado, os usuários de Campinas devem utilizar a emissão do Recibo Provisório de Serviços (RPS). De acordo com a administração municipal, quando o sistema voltar, o arquivo deve ser enviado e será convertido automaticamente em nota fiscal.

A gerente comercial de uma empresa de detetização de Campinas, Maiara Nunes, prevê um grande prejuízo para a empresa este mês por causa da falha no sistema. “O começo do mês é o período mais crítico para nós. Eles enviaram um comunicado dizendo que o sistema ia ficar fora do ar desde as 18h de sexta-feira até as 7h de sábado. Nós montamos uma força-tarefa para emitirmos as notas no sábado, e até hoje não conseguimos acessar a página”, relata.



Desde o começo do mês, as empresas estão emitindo uma ordem de serviço, mas vão receber com atraso e também podem ter que pagar taxas para os bancos para alteração das datas de vencimento dos boletos. “Também temos uma funcionária responsável só por faturamento. Ela está ociosa e vai precisar fazer hora extra quando o sistema voltar”, diz a gerente comercial. Os comerciantes também prevêm a sobrecarga do sistema quando o mesmo voltar a funcionar, já que todas as empresas vão precisar emitir as notas o quanto antes.

O sistema está hospedado no Datacenter da IMA sob administração da empresa fornecedora da solução (DSF) que é a responsável, conforme contrato vigente, por todas as atividades referentes a desempenho, disponibilidade e segurança do ambiente, bem como pelas atividades de correção de erros e manutenções evolutivas, corretivas, adaptativas e legais.

Entramos em contato com a sede da DSF na cidade de São Paulo, mas a informação passada foi a de que o suporte da empresa fica em Campinas e que, por isso, os detalhes deveriam ser divulgados pela prefeitura de Campinas.

Fonte: G1





Deixe seu comentário