Greve de vigias mantém agências da Caixa fechadas em Campinas

Todas as agências da Caixa Econômica Federal na região de Campinas (SP) continuam fechadas nesta sexta-feira (11) por conta da paralisação de vigilantes da empresa que presta serviço de segurança para o banco. A greve começou na quarta-feira (9) e atinge 47 agências em 23 cidades da região. Entre as reivindicações dos funcionários estão a falta de depósito do fundo de garantia, o atraso salarial e o não recebimento de benefícios. O diretor do Sindicato dos Vigilantes, Pedro João Barbosa, informou que a paralisação das atividades segue até o pagamento dos salários.

A Caixa explica que, pela legislação, só é permitido o funcionamento das agências bancárias com a garantia da segurança para clientes e empregados, “garantindo também a segurança para o patrimônio público. O funcionamento parcial de uma de nossas agências implicaria em infração da lei e exposição de risco ao público”, explica a nota enviada pela assessoria de imprensa do banco.

A gerência da empresa Capital, responsável pela contratação dos vigilantes, informou que existe uma pendência com o fundo de garantia e solicitou o parcelamento. A empresa prevê que até segunda-feira (14) a situação esteja regularizada. Em nota, a Caixa informou que está tomando todas as providências previstas no contrato com a empresa de segurança, cumprindo-as pontualmente.

Recomendação
O banco pede aos clientes que utilizem o autoatendimento, as lotéricas e outras agências. O autoatendimento também permanece aberto para os clientes. Quem precisa sacar ou verificar o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), seguro-desemprego e PIS pode usar as casas lotéricas desde que tenha o Cartão Cidadão. Caso contrário, será necessário esperar a reabertura das agências.

Para o pedido de seguro-desemprego, o trabalhador pode se dirigir aos postos de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) ou do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e aguardar a liberação do benefício. No caso do pedido de FGTS, só é possível dar entrada em uma agência da Caixa Econômica Federal.



As pessoas quem têm conta corrente na Caixa podem usar as casas lotéricas para verificiar saldo, além de fazer saques e depósitos com limite de R$ 1 mil por dia. Os clientes do banco podem obter mais informações pelo telefone 0800 726 0101. O atendimento é feito sete dias por semana, 24 horas por dia.

Orientação
O Procon de Campinas informa que é direito básico do consumidor a prestação de serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos. De acordo com o órgão de defesa do consumidor, os clientes que não conseguirem efetuar o pagamento de uma determinada conta deve entrar em contato com o banco, pelos canais de atendimento, como SAC e e-mail, para obter informações sobre quais agências estão em funcionamento e qual é a mais próxima de sua residência.

Outra alternativa é propor a alteração do vencimento pelo motivo da greve, sempre anotando o número do protocolo do contato. Os bancos também possuem o serviço de ouvidoria, que poderá ser comunicada sobre a reclamação do consumidor. Caso o pedido não seja atendido, o Procon Campinas esclarece que o consumidor poderá recorrer ao órgão para registrar a reclamação, sempre informando o número de protocolo dos contatos realizados com o banco.

O consumidor pode comparecer à sede do Procon na Avenida Francisco Glicério, 1307, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Pelo telefone 151 ele pode obter orientações: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 14h. Outro canal que também pode ser acessado é o e-mail procon@campinas.sp.gov.br.

Fonte: G1





Deixe seu comentário